quarta-feira, 18 de março de 2009

Problemas que podem surgir no seu namoro - Pular o estágio de amizade

Por Joshua Harris

O namoro tende a fazer o relacionamento pular o estágio de “amizade”

Lucas (*) conheceu Letícia (*) em um retiro da igreja. Letícia era uma garota simpática conhecida por levar a sério as coisas de Deus. Lucas e Letícia começaram a conversar durante uma partida de basquete. Lucas não estava interessado em um relacionamento intenso, mas ele queria conhecer Letícia melhor. Dois dias depois do retiro ele ligou para ela e perguntou se gostaria de ir para o cinema no fim de semana seguinte. Ela disse sim.

Lucas fez a coisa certa? Bem, sim, em termos de conseguir um namoro, mas se ele queria realmente construir uma amizade, ele estragou tudo. Encontros pessoais (um a um) possuem a tendência de levar um rapaz e uma garota além da amizade, indo muito rápido na direção do romance.

Você já conheceu alguém preocupado em namorar um amigo de longa data? Caso conheça, provavelmente ouviu essa pessoa dizer algo do tipo: “Ele me chamou pra sair, mas tenho medo de que nossa amizade mude, caso a gente comece a namorar”. O que essa pessoa está realmente dizendo? As pessoas que falam coisas assim estão reconhecendo que os encontros a sós incentivam a criação de expectativas românticas; em uma amizade verdadeira você não se sente pressionado pra saber se “gosta” da outra pessoa ou se ele ou ela “gostam” de você também. Você se sente livre para ser você mesmo e fazer coisas juntos sem gastar três horas na frente do espelho, só pra ter certeza que sua aparência está perfeita.

C.S. Lewis descreve a amizade como duas pessoas caminhando lado a lado com vistas a um objetivo comum. São seus interesses mútuos que os unem. Lucas pulou esse estágio de compartilhamento de objetivos comuns, e convidou para um encontro tipicamente de namoro, tipo jantar-e-cinema, onde o foco estava no romance.

No namoro, a atração romântica, muitas vezes, é a pedra fundamental. A premissa por detrás dos namoros de hoje em dia é: “Sinto-me atraído por você; portanto, vamos nos conhecer”. A premissa da amizade, por outro lado, é: “Estamos interessados nas mesmas coisas; vamos viver esses interesses comuns juntos”. Se, depois de desenvolver uma amizade, surge a atração romântica, isso já é algo a mais.

A intimidade sem compromisso é enganação. A intimidade sem amizade é superficial. Um relacionamento baseado apenas na atração física e nos sentimentos românticos só vai durar o tempo que os sentimentos durarem.
______________________

Trecho do artigo "The Seven Habits of Highly Defective Dating", traduzido e adaptado do site Catholic Education Resource Center

(*) Para fins de melhor compreensão, foram atribuídos nomes próprios fictícios em português, diferentes dos originais do texto em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.