Por Christopher West
Se, como ensina João Paulo II, o corpo – e ele sozinho basta para isso – é capaz de nos comunicar o mistério do amor de Deus; e se há um inimigo de Deus que quer nos afastar do amor de Deus – onde, então, ele atacaria? Tertuliano, o Santo Padre da Igreja, diz que satanás trabalha contra o plano de salvação de Deus plagiando os sacramentos. E qual sacramento melhor para começar a atacar, então, do que o “sacramento primordial”?
O objetivo de satanás é confundir a linguagem dos nossos corpos. E olhe como ele tem tido sucesso. Quantas pessoas, por exemplo, pensam que o corpo e o dom da sexualidade são os últimos lugares para se encontrar a presença de Deus?
Há muita coisa em jogo no nosso insucesso em compreender a linguagem de nossos corpos. Como disse João Paulo II, isso obviamente é importante “com relação ao matrimônio”. Entretanto, é “igualmente essencial e válido para a compreensão do ser humano em geral” (15 de Dezembro de 1982). A Teologia do Corpo é, na verdade, de acordo com João Paulo II, a base da educação mais adequada sobre o que significa ser uma pessoa humana (ver 8 de abril de 1981). Sim, a batalha em nossa Igreja e em nosso mundo sobre a moralidade sexual não é nada menos do que uma batalha pelo próprio significado da existência humana.
Portanto, a Teologia do Corpo não deve ser considerada apenas como uma disciplina (assunto) dentre muitos no escopo geral da doutrina Católica. Novamente, de acordo com o Santo Padre, o que aprendemos refletindo sobre as palavras de Cristo acerca do corpo em sua criação e redenção “é, de fato, a perspectiva de todo o Evangelho, de todo ensinamento, na verdade, toda a missão de Cristo” (3 de Dezembro de 1980).
Trecho do artigo “An Education in Being Human”, de Christopher West, disponível no site Theology of the Body.net
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