João Paulo II está nos dizendo que não podemos deixar a luxúria nos dominar! Cristo não nos condena, mas nos chama à pureza. “[O homem] é chamado precisamente àquele supremo valor que é o amor. Ele é chamado como pessoa na verdade de sua humanidade, e portanto também na verdade de sua masculinidade ou feminilidade, na verdade de seu corpo. Ele é chamado naquela verdade que tem sido sua herança desde o princípio, a herança de seu coração, que é mais profunda que o pecado posterior, mais profunda que a luxúria... As palavras de Cristo, colocadas na visão global da realidade da criação e da redenção, reativam aquela herança mais profunda, e concede a ela poder real na vida humana” (29 outubro 1980).
Cristo toca nosso coração e nos chama a escolher livremente uma vida de acordo com nossa dignidade enquanto pessoas feitas à imagem e semelhança de Deus.
Somente vivendo nossa verdadeira dignidade como homem e mulher criados à imagem de Deus é que seremos verdadeiramente plenos, seremos felizes no sentido mais profundo, pois essa é a vida para a qual fomos feitos e criados desde o princípio.
— Anastasia Northrop, TOBIA President
Traduzido e adaptado do site: TOBIA – Theology of the Body International Alliance
Link para o artigo: http://www.tobia.info/essay_6.html