quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Não consigo ter limites com minha namorada. Alguma sugestão?

PERGUNTA: Embora eu e minha namorada já tenhamos discutido sobre nossos limites, muitas vezes estragamos tudo e vamos longe demais. Sinto-me muito mal com isso, mas continua acontecendo. Alguma sugestão?

RESPOSTA: Madre Teresa costumava dizer que a pureza é fruto da oração. Então, o primeiro passo é aprofundar sua vida de oração. O segundo passo é começar a fazer jejum. Jejuar significa abster-se de algo que gosta. Pode ser qualquer coisa, desde não usar ketchup até evitar assaltar a geladeira entre as refeições, ou chegando até a um jejum na base de pão e água o dia todo.

Aos olhos do mundo, esse conselho provavelmente vai parecer estúpido. Você quer evitar contato sexual com sua namorada e eu falo para você cortar o ketchup. Mas o jejum faz muitas coisas. Ele começa a lhe treinar em auto-domínio, e você vai ganhando controle sobre os desejos do seu corpo. Ele ensina seu corpo a estar sujeito à sua vontade, basicamente falando pra ele que ele não vai morrer se não tiver tudo que quer. Você nunca viu uma criança agitada fazendo escândalo na loja de brinquedo quando não tem o que quer? Algumas vezes, quando saturamos nossos corpos com prazer, eles se tornam como aquelas crianças que não sabem mais receber “não” como resposta. O jejum faz com que você mantenha “seu corpo como seu servo”, como diz São Paulo (1 Cor 9, 27).

Quando você faz um jejum de livre e espontânea vontade, é como se seu corpo estivesse rezando. Seu coração e sua mente se eleva m para Deus, e realmente fica mais fácil rezar. Você pode fazer esse sacrifício como uma oração pela pureza, como uma oração de penitência (para fazer reparação pelos pecados que tenha cometido), ou você pode oferecer esse sacrifício pela sua namorada. Seja qual for sua escolha, dê uma olhada em e5men.org para ler mais sobre jejum oferecido pelas mulheres.

Agora, é bom que você tenha falado sobre limites, mas como você vê, a conversa não traz resultado a não ser que seja posta em prática. Então, uma coisa que você tem que fazer é evitar situações de pecado. Em outras palavras, afastar-se de situações em que você sabe que erros vão acontecer. Também planeje seus encontros com antecedência, pois assim vocês não vão terminar sentados sem nada pra fazer.

O ponto crucial é que você pode conversar sobre limites, você pode até escrevê-los junto com sua namorada, e mesmo estar em completa concordância intelectual com eles. Mas essas regras não mudam o coração de ninguém. Os desejos vão continuar, especialmente se você quiser ficar um pouco excitado sexualmente, para depois pisar forte no freio. Quanto mais puro você for com ela, mais fácil será manter a pureza.

Eu sei que nem sempre é fácil, mas ao manter limites firmemente, você sempre continuará vendo a outra pessoa como um presente, um dom. Lembro-me de 7 de junho, quando estava em pé na frente do altar, eu vi a silhueta de Crystalina através das portas de vidro no fundo da Igreja. A porta abriu, o violino e o órgão começaram a tocar, e lágrimas começaram a cair de minha face e da face dela. À medida que ela se aproximava de mim, eu tive essa maravilhosa visão/sentimento de que, por detrás de seu véu, a mão de Deus Pai a guiava, como se a entregasse como dom para mim. Percebi que através de nossa batalha pela pureza, estávamos realmente louvando a Deus guardando o dom de cada um de nós até esse momento.

Na época de nosso namoro, eu podia sentir esse chamado, em algum lugar de meu coração, para um tipo mais profundo de pureza. Não é que Deus nunca estava satisfeito com a gente, mas sim que Ele estava sempre nos convidando gentilmente para um compromisso maior com Ele na maneira com que expressávamos nossos sentimentos um para o outro. Ele sempre nos chamou a ser mais e mais generosos com Ele, em resposta à Sua generosidade para conosco. Parecia que quanto mais entregávamos a Deus, mais éramos capazes de receber dEle. Parecia que Ele queria que fôssemos mais generosos com Ele não por causa dEle, mas por causa de nós mesmos. Isso faz sentido para você? Era como se Ele amasse quando nós nos amávamos na melhor maneira possível e com pureza. Ele realmente se deleita com o amor que suas criaturas compartilham. Isso é porque quando amamos de verdade, nós refletimos Deus um para o outro. Em João 3, 30, João batista diz, “Ele deve crescer, e eu devo diminuir”. Se realmente queremos expressar amor a alguém, então essa é a receita. Meu trabalho é sair do caminho, e deixar Jesus amar Crystalina através de mim. Fazendo isso, minhas expressões de amor para com ela se tornam expressões de meu amor por Cristo.

Todos nós somos tentados a pensar de forma diferente. Muitas vezes imaginamos que podemos alcançar maior alegria, amor e união com nossas próprias forças, separados de Deus. Essa é a mentira original de satanás, e ele não precisou inventar nenhuma nova tática desde o início da criação... porque continuamos a cair na mesma mentira. Então, aproxime-se de Deus e Ele irá satisfazer os desejos de seu coração.

Traduzido e adaptado do site Pure Love Club

Nota: escrito pelo Jason, marido da Crystalina ;)