terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Como deixar de ser provocante?

PERGUNTA: Como parar de ser provocante, de flertar, e subitamente começar a dizer não?

RESPOSTA: Aqui estão quatro passos para lhe ajudar:

1. Reze pedindo força. Tantas vezes reclamamos dizendo que é difícil ser puro, mas nunca nos importamos em pedir a Deus a graça para isso. A pureza é um dom de Deus, por isso temos que pedir a Ele. Reze antes de ir pra a escola ou faculdade, antes de ir para um encontro, e reze também quando se sentir fraca e tentado a ficar flertando. A qualquer momento, volte seu coração para Deus, e peça Sua graça. Precisamos fazer nossa parte, mas a força para ser pura vem de Deus.

2. Você escolhe seus amigos e amigas, então escolha com sabedoria. Se seu círculo de amizades não apóia ou suporta sua decisão de ser pura, você tem que procurar novos amigos. Talvez procure nos grupos de jovens da Igreja da sua cidade. Não conheço uma só pessoa que tenha escolhido viver uma vida de pureza que não tenha perdido alguns amigos no processo. Eu sei que é mais fácil falar do que agir. Mas quando temos uma verdadeira mudança de coração, naturalmente nos aproximamos de outro tipo de pessoa. E existem pessoas lá fora que podem nos levar ao melhor de nós mesmos. Só precisamos procurar um pouco, e encontrá-las.

3. Perceba que dizer “não” é bem mais fácil quando você evita os maus relacionamentos antes deles começarem. As tentações são muito mais fáceis de superar quando você mantém distância. Imagine se um ladrão estivesse se aproximando de sua casa, e você o visse por uma fresta na janela.Seria mais fácil simplesmente trancar a porta. Se você não trancar, ele pode tentar abri-la. Se ele colocar um pé dentro da casa, será mais difícil atirar nele, ou domá-lo. Mas, uma vez que ele esteja totalmente dentro da casa, seria praticamente impossível tirá-lo de lá. Do mesmo modo, quanto mais tempo você leva para rejeitar uma tentação, mais vulnerável você se torna, e mais difícil será resistir. Então, assim que você começar a pensar em ser provocante ou em provocar um rapaz quando você sabe que isso não vai ser bom pra você, pare logo.

4. Prepare-se para a luta. Como você sabe, alguns rapazes provocam mais do que as garotas. Se uma garota que costumava ficar flertando os rapazes por aí começa a mostrar um profundo respeito por si mesma, os rapazes podem fazer sua vida ficar um pouco difícil. Mas isso é só porque seu orgulho vai estar ferido. Eles sentirão falta daquela garota fácil que ria de suas piadinhas pervertidas. De início, eles poderão fazer brincadeiras sobre sua mudança de coração. Mas se a mudança for duradoura, eles irão passar a respeitá-la. Se todas as mulheres respeitassem a si mesmas, rapidamente os rapazes aprenderiam seu valor.

Eu sei que você deseja o amor. Em última instância, é por isso que você flerta. Você gosta da atenção e algumas vezes dos carinhos. Mas você sabe, no fundo do coração, que é um tipo falso de amor, um paliativo que tenta substituir a coisa real, mas no fundo não consegue. Então, ao invés de pensar que você tem que reprimir seus desejos de flertar, perceba que você tem que lutar contra esses desejos com um desejo maior ainda: o desejo de respeitar a si mesma, e de encontrar o amor que Deus deseja lhe dar.

Se você fizer essas coisas, seu desejo por auto-respeito e pelo amor verdadeiro irão se aprofundar e superar seu desejo da excitação que você obtém com as provocações e os flertes.

Traduzido e adaptado de: site Pure Love Club