quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

TOBIA parte 4 – Através da união sexual o corpo fala uma “linguagem”

Talvez para surpresa ainda maior de muitos, João Paulo II continuou dizendo que a união conjugal por si mesma deve ser, foi feita para ser um sinal do desejo de Deus de estar em completa união conosco (união que é íntima, embora não seja sexual). É um sinal do amor de Cristo por sua esposa a Igreja. Veja como é crucial, então, que os casais vivam seus relacionamentos como Deus quer, para que possam ser uma imagem adequada para o mundo do plano eterno de Deus para a humanidade.

São Paulo nos instrui, “Maridos, amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela...” Ele então se refere ao princípio, como Jesus faz no Evangelho, e diz, “’Por essa razão, um homem deve deixar seu pai e sua mãe e se juntar à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne’. Isso é um grande mistério, eu quero dizer com relação a Cristo e à Igreja” (Ef 5, 25.31-32).

João Paulo II explicou que através da união sexual o corpo fala uma “linguagem”, e que essa linguagem deve ser falada na verdade. Pelo fato de que o própria natureza do ato conjugal como foi criado por Deus inclui tanto a união interpessoal do casal quanto o potencial para a procriação, o homem e a mulher não podem bloquear (usar de contracepção) sua união sem violar sua dignidade enquanto pessoas e a dignidade do ato conjugal em si.

Por causa de sua contínua preocupação sobre o que é digno do homem, João Paulo II usou a Teologia do Corpo para explicar mais profundamente as razões por detrás da controversa encíclica sobre contracepção, Humanae Vitae, do Papa Paulo VI: “O homem e a mulher executam, com a linguagem do corpo, esse diálogo que, de acordo com Gênesis 2, 24-25, teve seu início no dia da criação”.

“Essa linguagem do corpo é algo mais do que simplesmente a reação sexual. Como autêntica linguagem entre pessoas, está sujeita às demandas da verdade, ou seja, às normas morais objetivas. Precisamente no nível dessa linguagem, o homem e a mulher expressam reciprocamente a si mesmos no modo mais profundo possível para eles... Homem e mulher
expressam a si mesmos na medida da verdade integral da pessoa humana” (22 Agosto 1984).

Traduzido e adaptado do site: TOBIA – Theology of the Body International Alliance

Link para o artigo: http://www.tobia.info/essay_4.html