sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Deus vai dar um esposo para mim? Ou devo procurar eu mesma?

Por Mary Beth Bonacci

Como devemos agir quando se trata de procurar um esposo? Devemos ir atrás, ou apenas esperar que Deus coloque a pessoa certa na nossa vida?

É uma boa questão – eu mesma me deparei com ela muitas vezes. Como organizar nossa vida de solteiras? Devemos sair por aí – ir a lugares e fazer coisas onde encontraremos a maior probabilidade de encontrar candidatos prováveis? Ou devemos cuidar da nossa vida, fazendo o que Deus nos chama a fazer, e esperar que Ele traga a pessoa certa na hora certa?

Inicialmente eu pensava que não podemos esperar, assim como não esperaríamos com relação a outras coisas. Se você estivesse precisando de um emprego, você não iria só rezar a Deus para cair do céu o emprego perfeito enquanto ficava em casa assistindo TV. Você rezaria, mas também faria alguma coisa.

Então minha primeira resposta seria: “comece a agir como se tudo dependesse de você, e reze como se tudo dependesse de Deus”.

Mas um dia eu consultei umas antigas notas de um curso sobre Teologia do Corpo. E algo apareceu na minha mente. Adão experimentou a “solidão original” no jardim do Éden. Ele sabia que era diferente do resto da Criação. Ele desejava uma parceira. E ainda assim, não havia nada que ele pudesse fazer para apressar a chegada dessa parceira.

A única coisa que Adão podia fazer era esperar pelo “dom”, pelo “presente” de Deus.
A presença de Eva na vida de Adão foi um dom, um presente, uma dádiva de Deus. Adão não poderia criar Eva. Ele não poderia fazê-la aparecer. Ela apareceu no tempo de Deus, não no tempo de Adão.

Existe aí uma mensagem para aqueles que “esperam” por um esposo ou esposa.

Eu acredito firmemente que um casamento feliz é um dom de Deus. Eu olho para as “histórias de amor” de alguns de meus amigos e chego à conclusão que nenhuma pessoa poderia deliberadamente ter orquestrado as condições que fizeram com que eles estivessem juntos. Tinha que estar tudo nas mãos de Deus.

Alguns desses amigos ou amigas estavam propositalmente se colocando em situações onde poderiam encontrar bons “candidatos” ou “candidatas”. Outros não. Mas sempre havia uma coisa em comum. Todos estavam rezando e pedindo orientação a Deus na escolha do esposo ou esposa. Eles haviam, de algum modo, se rendido à vontade de Deus. Também vi gente que não rezava, que decidiu se casar quando quis, que até mesmo se colocou prazos, se casando com quem quer que fosse quando o prazo acabava. O plano de Deus era jogado para escanteio.

Nenhum casamento é perfeito. Mesmo as pessoas que se entregam à vontade de Deus passam por dificuldades e lutas. Mas há uma qualidade diferente nesse caso – um “estar certo”, que transcende as dificuldades. Mesmo um casamento difícil pode ser um dom de Deus. Mas eu imagino que envolver Deus nas decisões torna as coisas mais reconfortantes depois – sabendo que Ele já havia previsto as dificuldades, e ainda assim escolheu essa pessoa e esse casamento para você.

Não há nada de errado em solteiros se colocarem em lugares onde possam encontrar eventuais candidatos. É bom se envolver em atividades que nos fazem entrar em contato com outros solteiros. Mas lembre-se que estaremos sempre nos colocando em um contexto onde Deus pode agir, ou pode não agir.

No final das contas, somente Sua Vontade pode trazer o dom da pessoa certa.

Adaptado de: “Real Love Incorporated”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.