sábado, 11 de abril de 2009

Se eu confessar meus pecados, serei perdoado?

Pergunta: Se eu confessar meus pecados, serei perdoado? Tenho sido viciado em pornografia e masturbação por muitos anos, e somente hoje percebi a gravidade da situação com relação ao cristianismo! Houve um tempo em que quis parar, e agora saber dessa gravidade me dá muito mais vontade de tentar com mais ardor. Então, se eu procurar a confissão – serei perdoado desses muitos anos de pecado? Se não, quais os outros métodos para me tornar limpo dos meus pecados?

Resposta: O Sacramento da Reconciliação (Confissão) é o meio mais poderoso e eficaz dado à humanidade por Nosso Senhor Jesus Cristo, através do qual podemos limpar-nos de todos os pecados, por mais sérios que tenham sido.

Primeiramente, é importante dizer que a totalidade dos pecados da humanidade, cometidos por todos os séculos da história humana, são insignificantes quando comparadas à infinita misericórdia de Deus.

Nenhum ser humano é capaz de cometer um pecado que seja tão horrendo, tão mau ou sério que esteja além da misericórdia de Deus. Entretanto, o demônio gostaria de nos convencer do contrário, mas fique atento a isso e não lhe dê atenção.

De acordo com o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (n. 201):

“A Igreja tem a missão e o poder de perdoar os pecados, porque o próprio Cristo lhe conferiu esse poder: ‘Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhe serão perdoados; a quem retiverdes os pecados ser-lhe-ão retidos’” (João 20, 22-23).

Lembre-se, quando estiver fazendo sua confissão, que você está na presença de Cristo, e então faça sua confissão a Ele nesse contexto. O sacerdote, que foi escolhido por Deus, age “In Persona Christi” (na pessoa de Cristo), e, portanto, ele exerce o poder de Cristo ao perdoar os seus pecados.

Prepare-se bem, conte ao sacerdote todos os seus pecados, lembrando-se deles o melhor que puder.

Mas saiba também que, durante sua confissão, se você esquecer de mencionar algum pecado, honestamente e sinceramente, mesmo que seja um pecado mortal, ainda assim você será perdoado de todos os seus pecados.

Então, para responder à sua pergunta – Sim, fazendo uma confissão completa, sincera, humilde e contrita, no momento que o sacerdote disser a oração da absolvição: “Eu te absolvo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, sua alma estará tão limpa e santa como estava no seu batismo.

Verdadeiramente essa é a manifestação do poder e da Misericórdia de Deus, em todo o Seu amor.

Deus o abençoe! Certamente você estará em nossas orações diárias.

Fraternalmente em Cristo,

Paul Rasavage
Membro dos “Serenellians”

Traduzido e adaptado do site www.pornnomore.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.