quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mapa de exposição sexual


A figura acima é uma mapa de exposição sexual. Para criá-lo, cientistas da Universidade de Ohio (EUA) pesquisaram a atividade sexual de uma certa escola pública de Ensino Médio no meio oeste americano. Suas descobertas foram publicadas no exemplar de julho de 2004 da revista “American Journal of Sociology” (Revista Americana de Sociologia).

Dos 1.000 estudantes da escola, 832 foram entrevistados, e pediu-se que identificassem seus parceiros sexuais estáveis dos últimos 18 meses. Um “parceiro sexual estável” foi definido como alguém com uma relação de namoro, e portanto os chamados “ficas” ou relacionamentos casuais não foram incluídos na pesquisa. A pesquisa também não inclui parceiros de outras escolas.

Então, aqui está o que encontraram: 573 estudantes admitiram ter tido pelo menos um parceiro sexual estável nos últimos 18 meses. Desses 573 estudantes, mais da metade pôde ser reunido em uma rede de relações de 288 parceiros! (ver imagem acima) Os pontos rosas representam garotas reais, e os azuis representam os rapazes. As linhas entre eles representam as ligações por atividade sexual. Como se pode ver, um rapaz pode ter tido apenas uma parceira sexual, e apesar disso, teoricamente ele pode estar ligado a outros 286 parceiros sexuais que não ele. Na verdade, as duas pessoas mais distantes no mapa estão separadas por apenas 37 passos. Certamente nenhum estudante desse mapa suspeitava dessa intrincada rede de exposição sexual, ou dos grandes impactos disso na transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

A imagem acima não inclui outros 285 estudantes que foram sexualmente ativos nos período. Esses estudantes estavam em outras numerosas redes menores e separadas.

O que se pode aprender com isso é que uma pessoa que tem apenas um parceiro sexual pode às vezes estar em risco maior de adquirir uma DST do que uma pessoa que tem muitos parceiros, mas em uma rede de relacionamentos menor. Isso também explica o crescimento da transmissão de DST’s entre adolescentes, e a urgente necessidade da educação para a castidade.
____________________________________

Traduzido do site "Pure Love Club"

Link: http://www.chastity.com/chastity/index.php?id=7&entryid=295

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.