quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O que eu faço para não perder a pessoa certa?

Pergunta: Encontrei uma garota maravilhosa, e ela é exatamente o que estava esperando. Eu realmente quero me casar com ela um dia. O que faço para evitar perdê-la?

Resposta: Entregue esse relacionamento a Deus. Ele é o Construtor, não você. Davi escreveu, “Se o Senhor não constrói a casa, em vão trabalham os construtores. Se o Senhor não velar pela cidade, é em vão que o vigia fica acordado. É inútil acordar cedo e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho; pois Deus os dá a seus amados até durante o sono” (Salmo 127, 1-2). Deixe, também, que a paz de Cristo reine em seu coração. Sua tarefa é levar isso para sua oração para que possa discernir a vontade de Deus, e segui-la.

Por onde começar? Construa os fundamentos de um relacionamento na graça antes de entrar no namoro. Se e quando um relacionamento começar, você desejará ter um claro senso de direção nele, com vistas ao matrimônio. Afinal de contas, esse é o sentido do namoro. Por enquanto, há muita sabedoria em ir devagar. Se for amor, então esse tempo de espera não irá doer.

Em um relacionamento que é novo e excitante, as pessoas muitas vezes ficam acordadas até não sei que horas da noite colocando pra fora sua história de vida e segredos emocionais. Eles sentem-se incrivelmente perto por saberem tanto sobre o passado do outro. Outros casais mergulham em um profundo relacionamento espiritual também. Em ambas as situações, se eles valorizam a castidade, trabalharão para evitar o lado físico das coisas. Mas a intimidade dos corações correu tão rápido que o lado físico tende a querer acompanhar. Imagine um estilingue tencionado, prestes a ser solto. Uma tensão parecida acontece quando se vai muito rápido nos assuntos emocionais e não se pode, moralmente, combinar essa profundidade emocional com uma intimidade física correspondente. Então, vá com calma. Minha intenção não é barrar o amor, mas ajudá-lo a medir seus passos, para que o amor atinja seu completo potencial. Dê um tempo e permita que a confiança cresça e se fortaleça.

E também, tome a iniciativa de divinizar seu relacionamento. Ao mesmo tempo, não tente ser uma espécie de guru espiritual ou pai na fé. Ela não precisa estar sob sua tutela, como se fosse uma estudante, discípula ou criança. É fácil para um jovem rapaz de bom coração querer assumir esses papéis para uma jovem mulher, especialmente se ela não esteve envolvida com a fé por muito tempo. Progrida lado a lado com Deus.

Envolva suas famílias, e confie em seus anos de sabedoria. Um homem com um grande conhecimento em relacionamentos é o Dr. James Dobson, que oferece esse conselho, em seu livro “Love Must be Tough”:

“Não deixe que seu relacionamento avance muito rápido na intimidade. Dê um passo de cada vez... Não fique ligando toda hora no telefone ou dando à outra pessoa a oportunidade de se cansar de você... Não seja muito rápido para revelar seu desejo de se casar – ou de que você acha que achou o príncipe ou a princesa encantada. Se o seu parceiro ainda não chegou à mesma conclusão, você o(a) deixará em pânico... Não espere que ninguém preencha todas as suas necessidades emocionais. Mantenham interesses e atividades fora do relacionamento romântico, até mesmo depois de se casarem... Além das inúmeras razões morais, espirituais e físicas para se manter virgem até o casamento, há inúmeras vantagens psicológicas e interpessoais em exercitar o auto-controle e a disciplina. Embora seja uma noção “antiquada”, é ainda verdade que os homens não respeitam mulheres “fáceis” e geralmente cansam daquelas que não guardam nada de reserva. Do mesmo modo, as mulheres geralmente desrespeitam homens que só têm uma coisa na mente. Ambos os sexos precisam se lembrar de usar uma palavra muito antiga. É a palavra “NÃO!”.

Dobson também observa que o relacionamento deve prover um espaço para respirar. Não tenha medo de dar um ao outro algum espaço, porque os relacionamento crescem melhor onde há liberdade, respeito, e confiança. Quanto menos há dessas características, mais provavelmente haverá dificuldades nos relacionamentos. Por último, perceba que pessoas demais vêem o casamento como uma linha de chegada. Eles freqüentemente chegam lá exaustos, apenas para descobrir que o verdadeiro esforço apenas começou. Fazer um amor durar a vida toda é uma tarefa custosa que concede seus frutos inestimáveis apenas àqueles que souberam amar com paciência e fortaleza.

Enquanto isso, trabalhe para melhorar a si mesmo. O melhor presente que você poderá dar à sua esposa e a suas crianças é tornar-se um santo. Trabalhe vigorosamente contra seus defeitos e faça tudo que puder para melhorar como homem de Deus a cada dia.
___________________________________________________
(1) James Dobson, Love Must Be Tough (Dallas, Texas: Word Publishing, 1996), 209–213.

Traduzido e adaptado do site: Pure Love Club