quarta-feira, 6 de maio de 2009

Planejamento Familiar Natural ou Paternidade Responsável - o que é?

O que é o Planejamento Familiar Natural (ou paternidade responsável, ou regulação natural da procriação)?

É uma maneira de seguir o plano de Deus, seja para conseguir ou para adiar a gravidez, usando os meios físicos que Deus mesmo colocou na natureza humana.


Há mais do que uma forma de planejamento familiar natural?

Sim, há duas formas básicas distintas:
a) Amamentação – poucas pessoas sabem disso, mas o tipo correto de amamentação pode adiar o retorno da fertilidade
b) Sistemática – é baseada na observação sistemática dos sinais de fertilidade e infertilidade do ciclo menstrual da mulher, sinais esses que ocorrem naturalmente.


Há diferentes métodos sistemáticos de planejamento familiar natural (ou paternidade responsável)?

Sim. A forma sistemática da paternidade responsável consiste de vários “métodos” ou sistemas que objetivam determinar os períodos férteis e inférteis do ciclo feminino. O mais seguro é o Método Sintomático-Termal. Ele usa todos os sinais comuns de fertilidade, fazendo checagens cruzadas. Outro sistema comum foca-se primariamente nas mudanças no muco, sendo frequentemente chamado “Método da Ovulação”. Alguns casais usam uma forma baseada somente nas alterações da temperatura corporal, e alguns usam as alterações no cérvix em combinação com o sinal da temperatura ou do muco vaginal.


Qual a efetividade do modo sistemático de Planejamento Familiar Natural (ou Paternidade Responsável) para evitar a gravidez?

Não temos a menor dúvida de que os casais devidamente isntruídos e motivados podem praticar o Método Sintomático-Termal com um nível de 99% de efetividade para evitar gravidez. Vários estudos mostraram que o “uso perfeito” do método traz esse resultado. Isso significa que os casais nos estudos seguiram as regras. Um estudo alemão sobre o método sintomático-termal publicado em fevereiro de 2007 mostrou uma efetividade de 99,6% (igual ou superior a outros métodos artificiais, como a pílula). Por outro lado, se os casais férteis não seguirem as regras e engajarem-se em atos matrimoniais (relação sexual) durante o período fértil, a gravidez poderá vir, mais cedo ou mais tarde.

É importante perceber que os sistemas atuais são muito diferentes do antigo Calendário ou “Tabelinha”, que foi desenvolvido e ensinado nos anos 30 do século XX.


Há alguma vantagem em se usar o planejamento familiar natural, ou paternidade responsável?

Sim. Veja as vantagens:
- Evita os riscos à saúde do controle de natalidade por pílulas de hormônios (que incluem maior risco de câncer de mama, diminuição da densidade óssea, efeitos psicológicos como depressão ou irritabilidade acentuada, inchaço do corpo etc)
- Maior consciência da saúde e possibilidade de cuidar melhor da sua saúde
- Benefícios da amamentação para mães e bebês
- Certeza de que seu corpo esta funcionando bem. Se o seu ciclo fértil se torna consistentemente muito diferente do normal, isso ativa seu alerta. Se seus ciclos estão dentro do normal, é uma certeza de que seu sistema de fertilidade está funcionando bem
- Reconhecimento precoce da gravidez e maior certeza no estabelecimento do dia da concepção. O gráfico da temperatura é a melhor maneira de saber se está grávida ou não, e estimar o dia do nascimento.
- Fortalecimento do matrimônio. Nos Estados Unidos, com a cultura dos anticoncepcionais, há 50 divórcios para cada 100 casamentos. Entre os usuários do planejamento familiar natural ou paternidade responsável, há evidências que mostram que há menos de 5 divórcios para cada 100 casamentos. Não há nada de automaticamente fortalecedor do matrimônio no ato de anotar temperaturas e observar o muco, mas a prática do método natural com autodisciplina e generosidade ajuda a construir as atitudes, a comunicação e o respeito que são necessários para casamentos saudáveis e felizes.
- Paz. Não podemos contar quantos milhares ou milhões de casais colocaram de lado seu passado de pecado e experimentaram a paz que somente Deus pode dar às pessoas que caminham com o Senhor Jesus.
_________________________________

Trecho de artigo traduzido do site “NFP and More” (Planej. Familiar Natural e mais): http://nfpandmore.org
Link: http://nfpandmore.org/NFP%20How%20To%20Chapter%201%20What%20and%20Why.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.