quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Divulgando a Teologia do Corpo

Não é fácil resumir o que seja a Teologia do Corpo em uns poucos parágrafos. Creio que um dos problemas que criam dificuldades para uma disseminação mais ampla de seus ensinamentos é o fato de que ela é extensa, e muitas vezes um pouco complexa.



São 133 catequeses no total. Cada catequese explica com mais detalhes um determinado ponto. A sucessão das catequeses é que vai criando um sentido geral, delineando os caminhos do pensamento de São João Paulo II. Às vezes é preciso ler tudo para ter uma visão geral. Às vezes é preciso descer em detalhes específicos, para evitar mal-entendidos.

Para conhecer pelo menos superficialmente a Teologia do Corpo eu diria que uma pessoa precisa ao menos ler todas as 133 catequeses. É óbvio, mas às vezes é preciso dizer o básico. Uma pessoa não pode sair por aí ensinando Teologia do Corpo se nem sequer leu odas as catequeses. E isso já não é pouca coisa. São muitas páginas, e às vezes a compreensão não é total, é difícil, para a maioria de nós, que não tem bagagem acadêmica na área da filosofia ou teologia. Sem falar que muitas vezes certos assuntos, por si só, dariam material para muito tempo de reflexão. Como atrair as pessoas para uma tarefa que, apesar de recompensadora, é árdua?

Penso que um dos caminhos é trazer para a atenção das pessoas as idéias de São João Paulo II a partir do comentário de fatos, acontecimentos e costumes do cotidiano. Por exemplo, a maneira com que as pessoas se vestem. Vez ou outra isso é assunto de polêmica, envolvendo um ou outro artigo de jornal sobre alguma personalidade famosa, ou sobre algum acontecimento que chama a atenção. Isso pode iniciar um debate sobre a modéstia no vestir. Por sua vez, a modéstia no vestir pode trazer a discussão do que a Igreja tem a falar sobre isso. O que poderia trazer, por exemplo, a passagem da Bíblia sobre o momento em que Adão e Eva se cobrem ao sentir vergonha, um episódio discutido em algumas catequeses. Isso pode levar a discutir e explicar essas catequeses, o que São João Paulo II nos esclarece com elas.

Esse é um caminho que pode aproveitar o "gancho" de assuntos que estão em discussão no momento, e trazer o foco para a  Teologia do Corpo, incentivando seu estudo. O importante é que o conhecimento da Teologia do Corpo sejam cada vez mais incentivado, e seu conteúdo cada vez mais estudado e assimilado na cultura atual, no comportamento das pessoas, e na formação das consciências.

Um segundo caminho que também considero fundamental é a existência de um estudo mais extenso, complexo e sistemático da Teologia do Corpo. É claro que nesse ponto somente algumas pessoas estariam interessadas. Mas não seriam somente professores e alunos de teologia ou filosofia. Qualquer pessoa com interesse e motivação pode perfeitamente estudar de modo mais profundo, e ganhar muito com isso. 

Um leigo católico não necessariamente precisa ter formação acadêmica para ter uma compreensão profunda, de qualidade, dos ensinamentos da Igreja. Os ganhos são vários: uma pessoa com esse estudo mais aprofundado terá mais subsídio para sua própria santificação pessoal e de seus próximos (familiares, amigos), bem como estará mais preparado para liderar instâncias de divulgação da Teologia do Corpo, como grupos de estudo, cursos, palestras etc. 

Precisamos dessas pessoas que se disponham a um estudo mais aprofundado por dois motivos. Primeiro para garantir a fidelidade à letra das catequeses, evitando e corrigindo distorções que a superficialidade de abordagens mais simples pode trazer. Em segundo lugar, para produzir material (escrito, audio-visual) que possa ajudar a transformar a cultura, expondo cada vez mais pessoas à esses ensinamentos.

Espero que possa escrever no futuro alguns artigos que possam seguir os dois caminhos: alguns artigos comentando aspectos do cotidiano a partir do ponto de vista da Teologia do Corpo, e outros artigos com uma característica de mais profundidade e com um conteúdo mais sistematizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.