quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Como manter um relacionamento à distância?

Esse é o segundo post de uma série de três sobre o tema. Novamente o leitor deverá ter em conta que Anthony Buono fala a partir de sua experiência específica com sites de relacionamento. Entretanto, os pontos abordados podem conter algo de útil para outras situações. 
__________


Caro Anthony,


Estou em um relacionamento à distância com uma pessoa que conheci no site “Solteiros do Ave Maria”. Depois de alguns e-mails e telefonemas, finalmente nos encontramos pessoalmente, e estamos esperançosos com nosso futuro. Não poderemos nos ver muito frequentemente, por causa da distância, e estamos preocupados se vamos conseguir manter esse relacionamento. Os e-mails parecem estéreis e superficiais depois de um certo tempo. Você tem alguma sugestão?

Fico feliz em saber que vocês já se encontraram pessoalmente. Esse fator é realmente crítico. Não tenho dúvida que isso apenas aumentou seu desejo de passar mais se encontrando pessoalmente. Isso é uma coisa boa.

Mas não subestime o valor de NÃO estarem juntos pessoalmente tão frequentemente quanto vocês queriam, não subestimem o quanto isso pode aprofundar seu relacionamento. Vocês realmente devem fazer de tudo para estarem juntos pessoalmente o mais freqüentemente possível (tenho recomendado como marca um encontro a cada duas semanas, mesmo que por apenas poucos dias). Quanto mais estiverem juntos pessoalmente, tanto mais rápido perceberão se devem se casar ou se devem terminar o relacionamento. Saber mais cedo – ao invés de mais tarde – se o relacionamento deve terminar ajuda a minimizar as dores do coração e a perda de tempo. Estar presente pessoalmente ajuda a saber se vocês devem se encaminhar para o matrimônio, então vocês definitivamente devem fazer as coisas acontecerem, na medida em que estiverem prontos. Compreendam, apenas, que ter longos intervalos entre os encontros pessoais pode ser um risco, especialmente se levar o relacionamento a continuar por mais tempo do que deveria (seja na direção do matrimônio ou do término do namoro).


Entretanto, esse tempo entre o início e o fim do namoro (seja para casar ou para terminar) pode ser uma tremenda bênção, e uma maravilhosa oportunidade de um aprofundamento na relação com a pessoa, de um modo que talvez não fosse possível obter caso você morasse perto e pudesse ver a pessoa com mais freqüência. Gostaria de encorajar ambos a escreverem longas cartas um para o outro durante esses períodos, compartilhando seus corações, seus interesses, sua fé, seu passado etc. A beleza de um relacionamento à distância é que ele ajuda a fazer crescer um amor e um anseio mais profundo um pelo outro, o que não ocorre quando se está presente pessoalmente o tempo todo. Quando você tem acesso a alguém o tempo todo, não se escreve. E a escrita proporciona uma oportunidade de partilhar de um modo que as pessoas normalmente não fazem quando estão falando entre si. Além disso, tem a vantagem de não ter que lidar com questões sérias de castidade que as pessoas que estão sempre em contato têm que enfrentar, e que podem realmente causar problemas, ou podem romper o relacionamento em desenvolvimento, ou mesmo distorcer o relacionamento a ponto de terminar com ele, quando não precisava ser dessa forma. A castidade ajuda os casais a crescer na graça, então os relacionamentos à distância são bons para isso, também.




Então eu encorajo os dois a se alegrarem com a oportunidade de aproveitar a distância entre vocês, e o tempo decorrido entre as visitas, e ver isso como uma coisa muito santa. E faça valer a pena, gastando tempo para escrever longas cartas. A razão pela qual o e-mail parece estéril e superficial (como você coloca) é porque vocês não estão realmente “escrevendo” um para o outro. Estão apenas informalmente trocando palavras, como em um chat. Então, gaste tempo, se aconchegue em sua cama, ou sente-se em uma mesa ou no sofá com uma xícara de café ou sua bebida preferida, faça uma oração, e então comece a escrever manualmente uma longa carta. Sim, eu disse “manualmente”. A digitação é muito impessoal para esse tipo de escrita (mas se vocês se sentem confortáveis digitando, então eu não ficaria contra vocês :-). O ponto é aproveitar o espírito de escrever para a pessoa que você gosta. E observar como você se apaixona e o que acontece. Eu prometo que depois que você estiver casado, você estará dizendo o quanto a distância foi uma bênção e o quanto você valorizou a troca de cartas de amor.

________

Anthony Buono, casado e pai de sete filhos, mora na Virginia, EUA. Ele é o fundador e presidente de http://www.avemariasingles.com (em português: http://www.solteirosdoavemaria.com/) e de http://www.roadtocana.com. Ele também tem um blog, http://www.6stonejars.com que dá conselhos aos católicos sobre namoro, noivado e casamento.
________

Traduzido de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.