segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Efeitos fisio-psicológicos da masturbação

PERGUNTA: Concordo que a masturbação seja degradante para as mulheres, mas o que tem de errado com a masturbação? Não tem ninguém sendo afetado...

RESPOSTA: Atualmente, as evidências parecem mostrar que a masturbação é danosa tanto para os homens quanto para as mulheres. Se alguma vez você já teve aulas de psicologia, provavelmente você já ouviu falar da experiência de Pavlov com um cachorro. Pavlov fazia soar um sino toda vida que estava prestes a alimentar o cachorro. Fazendo isso, o cachorro passou a associar o sino com a comida, e começou a salivar toda vez que o sino tocava. Isso é conhecido como resposta treinada.

A mente humana pode ser treinada do mesmo modo. Na verdade, o centro de prazrt do cérebro é a parte que pode ser mais facilmente treinável da mente humana. Esse centro é chamado de Núcleo Medial Pré-óptico (NMP), e quando o corpo experimenta um grande prazer, como acontece no orgasmo, essa parte do cérebro é recompensada. De acordo com a pesquisa do Dr. Douglas Weiss (1), quando uma pessoa experimenta a excitação sexual, o cérebro lança endorfinas que ajudam a treinar o NMP a associar o prazer com o que quer que a pessoa esteja fazendo, olhando, cheirando, e daí por diante. Inconscientemente, a pessoa forma uma ligação entre uma imagem, cena ou pessoa em particular com o prazer sexual.

Durante o prazer sexual, essa ligação é ainda mais fortificada pela secreção de um neuropeptídeo chamado oxitocina. Isso também cria uma ligação entre as pessoas durante o ato sexual. Se uma pessoa está sozinha, ainda assim cria uma ligação mental com o que quer que esteja fantasiando. Entretanto, esse mecanismo de associação é enfraquecido se há um tempo maior entre uma excitação sexual e outra.

Essa descoberta científica lança novas luzes em cima da passagem de Paulo: “Ou não sabeis que o que se ajunta a uma prostituta se torna um só corpo com ela? Está escrito: Os dois serão uma só carne (cf. Gn 2,24). Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo”.

Quando uma pessoa experimenta o prazer sexual (orgasmo) durante a masturbação, fantasiando outra pessoa em sua imaginação, ele está treinando seu cérebro a ser estimulado por imagens da fantasia em sua própria mente. Se você fica “programado” para seu cérebro identificar só fantasias como a causa de seu prazer sexual, então o que sobrará para seu(sua) esposo(a) um dia? Então não será uma fantasia, mas um ser humano real. Ao invés de ser capaz de sentir-se excitado pela pessoa real do seu lado no leito matrimonial, o indivíduo treinado pela masturbação provavelmente achará seus estímulos em fantasias interiores mesmo na hora que estiver tentando manter relações sexuais com seu(sua) esposo(a). Algumas vezes homens e mulheres podem ir além de suas próprias imaginações, partindo para o adultério, shows de strip-tease, ou uma luxúria desordenada um pelo outro a fim de saciar seus desejos. Muitas vezes, especialmente para os homens, o hábito da masturbação continua a fim de satisfazer as “necessidades” sexuais.

Agora, isso não significa que você está condenado a um casamento problemático caso tenha alguma vez já experimentado o prazer sexual com qualquer outra pessoa (ou sozinho) além de seu marido ou sua mulher. Porém, isso significa que você terá obstáculos para superar coisas que as pessoas que não têm esse histórico não vão precisar superar. O cérebro pode ser re-treinado, mas vai levar um tempo, dependendo de quão aprofundado tenha se tornado o hábito da luxúria.

Isso nos mostra que o plano de Deus para nossa sexualidade está estampado em nossa anatomia. Quando uma pessoa vive de acordo com as verdades de Deus, seus corpos irão associar o prazer sexual com a figura do esposo(a). Deus desenhou nossos corpos para assegurar que cada membro do casal esteja psicologicamente ligado um ao outro. Suas mentes foram treinadas para isso. Como diz a Bíblia, “Sejam eles para ti só, sem que os estranhos neles tomem parte. Seja bendita a tua fonte! Regozija-te com a mulher de tua juventude, corça de amor, serva encantadora. Que sejas sempre embriagado com seus encantos e que seus amores te embriaguem sem cessar!” (Provérbios 5, 17-19)

_________________________________
1. Douglas Weiss, M.D., The Final Freedom (Fort Worth, Texas: Discovery Press, 1998).
2. Eric J. Keroack, M.D., and John R. Diggs, Jr., M.D., “Bonding Imperative,” A Special Report from the Abstinence Medical Council (Abstinence Clearinghouse, April 30, 2001).

Fonte: Pure Love Club <http://www.chastity.com/chastity/index.php?id=7&entryid=133>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.