sábado, 19 de julho de 2014

A coisa mais importante que podemos fazer juntos


Coloque-se no lugar de Teresa. Em sua frente está esse jovem rapaz que finalmente criou coragem para pedir para sair com ela, o que obviamente custou até a última gota de sua coragem. Porém, mas começaram a sair juntos, ele claramente se prepara para pedir algo mais.

O que será?

Finalmente, ele diz: "Podemos rezar juntos?"

Ela, na verdade, riu na cara dele. Mas foi uma coisa natural. Ele é tão fofo! Claro que ela vai rezar com ele. E então, sua voz falhando, ele começa a rezar a Ave Maria com ela.

No meio da oração, ele esquece as palavras. Não seria grande problema, a não ser pelo fato de que ele é um ex-seminarista, e agora estava dando palestras sobre a fé católica. Ele fala para grupos numerosos de paróquias por todo o país, mas agora se apresenta tão nervoso ali rezando com ela, tanto que esquece a segunda oração católica mais conhecida do mundo depois do Pai Nosso.

Bem... sim... claro que esse rapaz desastrado era eu. E... sim... Teresa se casou comigo, apesar de meus esquecimentos.

Mas por que foi tão difícil pensar em rezar juntos como um casal? Talvez não seja surpreendente porque. Rezar juntos pode, na verdade, ser uma coisa mais íntima do que sexo. Você tem que compartilhar sua alma. Não é fácil de fazer isso. É muito mais fácil não dizer nada.

Mas você tem que superar esse sentimento de estranheza. A fé sem a oração é apenas um hobby. E a oração, na verdade, é a coisa mais importante que vocês jamais vão fazer juntos enquanto casal.

Como eu sei disso? É científico. E é teológico.

Hoje em dia se vê muitas estatísticas furadas na internet. Mas pesquisas confiáveis mostram que os casais que rezam juntos têm 35% a menos de chance de acabar em divórcio. E isso é uma diferença maior do que você pode pensar ou conseguir com qualquer outro fator em suas vidas.

Mas embora manter seu casamento estável seja muito importante, eu não acho que essa seja a razão principal para vocês rezarem juntos. Lembrem-se disso: o destino de vocês é o céu, e você quer viver a eternidade ali. E a eternidade é muito tempo!

Seu casamento é a escola onde você vai aprender a viver no céu. Você aprende a colocar Deus no centro, e seu relacionamento floresce. O amor domina você. Isso é o céu. Isso faz a oração ser tão importante, não é mesmo? Então, pense nisso. Pense em todos os aspectos. Veja como é importante rezar juntos. Porque enquanto vocês não perceberem que é a coisa mais importante que vocês jamais farão juntos, não vai acontecer. Eu conheço a natureza humana. Vocês estarão muito ocupados. Não vão querer começar um diálogo constrangedor.

Comecem com sete minutos por dia. É um número legal, fácil de lembrar, e dificilmente vai tirar o tempo de fazer todas as coisas que vocês precisam fazer. Mas rezar por mais tempo é bom. Menos tempo também está legal. Apenas comecem. Passar por esse primeiro passo de começar é que é o mais importante.

"Não vai ser estranho?" alguém me perguntou uma vez. "Estamos casados há 13 anos, e agora... isso...". Sim, vai ser estranho. Vocês estão falando com Nosso Senhor juntos, a fonte de todo amor. Vocês vão ter tanta vergonha quanto no primeiro encontro. Mas esse encontro valeu a pena, não é mesmo?

Quando vocês devem rezar? Logo antes de dormir pode ser uma boa hora, mas se vocês estiverem realmente cansados, pode ser muito fácil de esquecer ou desistir. Tentem encontrar uma hora em que ambos se sintam bem despertos.

Como devemos rezar? São João Paulo II tinha uma resposta bem fácil para essa pergunta: "Eu devo dizer: reze da maneira que quiser, contanto que reze". Talvez, comecem com o Pai Nosso. Então peçam a Deus que os ajude a amá-lo mais amanhã do que amaram hoje. Eu sempre digo às pessoas que terminem com a Ave Maria. (Se você lembrar das palavras...)

E quando começar? Essa é fácil: comecem agora!

Sem desculpas. Se você atrasa um dia, pode atrasar um ano.

Comecem a rezar juntos agora - não importa se estão namorando, noivos, ou casados. Não importa se é pelo telefone ou pessoalmente. Vocês estarão fazendo a melhor coisa para vocês dois. Você vai estar fazendo a melhor coisa para seu casamento. E você vai estar pronto para o céu quando Deus o chamar e você tiver que responder.

__________


Jon Leonetti é um palestrante católico conhecido internacionamente, autor de livros e apresentador de programas de rádio. Traduzido de Chastity Project: http://chastityproject.com/2014/07/single-important-thing-youll-ever-together/