domingo, 22 de março de 2009

Você não tem que aprender com os próprios erros para se tornar quem você é?

Pergunta: Você não tem que aprender com os próprios erros para se tornar quem você é? Assim, se você experimenta por si próprio, pode decidir o que é certo ou errado para você. Imagino que você já cometeu alguns erros, e no final das contas, acho que isso te fez uma pessoa mais estável. Eu sei o que é considerado “certo” ou “errado”, mas não deve haver um tempo em que a gente não se conforma, e decide fazer nós mesmos a própria cabeça em certos assuntos?

Resposta: Imagine que você foi ao Departamento de Trânsito fazer o teste para tirar sua carteira de motorista. Imagine que quando o instrutor lhe pediu certas coisas, você respondeu: “Ao invés de seguir todos os seus pequenos sinais e avisos, eu acho que preciso aprender com meus próprios erros como motorista. Porque eu deveria obedecer ao lado “certo” da rua que você quer que eu ande, se eu posso fazer minha própria cabeça?”.

Não precisa nem dizer que você vai voltar pra casa de ônibus.

Da mesma maneira que não podemos criar nossas próprias leis nas avenidas, também não podemos fazer nossos próprios sistemas particulares de valores morais. Deus criou a lei moral, e a fez para seu bem, assim como os construtores de rodovias colocam “guard-rails” para nos proteger dos penhascos e abismos. Confie no Seu plano para você, ao invés de pensar que precisa desobedecê-lo para poder encontrar sua identidade ou experimentar a verdadeira liberdade.

Como Davi disse a Deus no livro dos Salmos, “Melhor um dia nos seus átrios, do que mil em outro lugar”. Um momento vivendo na vontade de Deus é maior do que todas as experiências que você poderia ganhar vivendo anos a fio em oposição ao plano de Deus para você.

A cada minuto de cada dia você e eu temos a chance de cometer vários erros, e Deus não tira essa possibilidade de nós. Mas não devemos confiar em nossos erros para ganhar sabedoria. Por exemplo, eu poderia trair minha esposa, e aprender com isso. Eu poderia ficar viciado em cocaína, e aprender com isso. Eu poderia deixar de treinar meu cachorro, e aprender com isso. Só porque você pode aprender com algo não significa que deve fazer esse algo.

Uma pessoa sábia pode examinar as possíveis consequências de um comportamento, e usar essa informação para tomar a melhor decisão. Por exemplo, eu recebi uma carta de uma garota que era uma grande atleta de vôlei em sua escola. Ela começou a dormir com seu namorado e ficou grávida. Ela contou aos pais e eles ficaram furiosos. Sua mãe queria que ela abortasse, então ela fugiu com o namorado, eles ficaram vivendo nas ruas, dormindo em um cemitério. Ela podia tomar banho uma vez por semana, e quase não tinha comida para comer. No final das contas ela desistiu e voltou para casa de sua mãe, que a forçou a ter um aborto. Então, seu namorado a deixou e ela reconheceu que nunca o tinha amado.

Ela aprendeu muito com esses problemas? Com certeza. Mas ela queria que nunca tivesse acontecido? Ela daria um milhão de dólares para isso. Ela sabe, de primeira mão, as consequências de seus atos. Mas você pode prever as consequências de seus atos antes de fazê-los. Essa é a diferença entre sabedoria e insensatez. Uma pessoa confiável diz a duas pessoas que o forno está quente. A pessoa sábia confia na informação. A pessoa insensata termina com queimaduras nas mãos.

O pecado vai lhe oferecer uma quantidade enorme de experiências, mas evitar o pecado também. Na verdade, penso que aprendi mais em não cometer certos pecados. Aprendi que Deus é confiável, e que Ele honra quem O honra. A pessoa que sou hoje foi modelada por milhões de coisas. Mas quando eu morrer, a coisa que quero que tenha me modelado mais é a vontade de Deus. Portanto, se você deseja sabedoria, vá para Deus. Se você quer se conhecer, venha a Ele. Ele lhe conhece melhor que você mesmo.

Então confie em mim, eu sou uma pessoa estável, e não é por causa de meus pecados. É porque parei com eles, nunca voltei a eles, ou nunca os comecei. Veja, por exemplo, Madre Teresa. Para mim, ela foi estável e enxergava a vida com grande perspectiva. Isso era porque ela sabia que a vida não valia a pena ser vivida se não fosse vivida para os outros. Ela não aprendeu isso se afastando de Deus, mas voltando-se para Ele, e olhando para todas as Suas realidades na Sua luz.

Quem você é, isso é modelado por suas escolhas, e quem você se torna revela as escolhas que você tomou. Portanto, escolha com sabedoria.
__________________________________________

Traduzido do site: Pure Love Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.