terça-feira, 24 de março de 2009

O que é a felicidade? Cristo responde...

Felicidade... Todos buscamos felicidade. Mas será que a "felicidade" que buscamos é a felicidade que Cristo ensina? Acompanhe Peter Kreeft nessa fascinante palestra que transcrevi, sobre o conceito cristão de felicidade, a partir das bem-aventuranças do "sermão da montanha", a pregação mais conhecida e amada de Jesus. Você vai se surpreender como estamos longe de entender o Cristo.

Clique aqui para baixar o texto completo em pdf.

Embora seja uma palestra meio filosófica, Peter Kreeft trata de assuntos relacionados ao tema desse blog, ao comentar, por exemplo, a bem-aventurança "Felizes os puros de coração, porque verão a Deus". Veja um trecho da palestra:

Quando ouvimos a palavra “pureza”, na bem-aventurança “Abençoados são os puros de coração”, nós imediatamente pensamos na pureza sexual. Talvez Cristo tivesse isso em mente, talvez não. Mas nossa reação nos diz algo de significativo sobre nós, qual seja, que o sexo é o novo deus de nossa sociedade, o novo absoluto. Tudo é feito, tolerado, sacrificado, justificado, santificado ou glorificado por esse deus. Um terço de nossas mães americanas mata seus próprios filhos não nascidos em sacrifício a esse deus. É óbvio que o aborto é por causa do sexo. A única razão para o aborto é ter sexo sem bebês. O aborto é uma contracepção tardia.
Olhe para a aceitação do divórcio. A família, a célula constitutiva absolutamente necessária de qualquer sociedade é destruída por esse deus. Metade dos cidadãos americanos comete suicídio por esse deus, pois o divórcio é o suicídio daquela “uma só carne” que o amor havia criado. Ninguém justificaria a mentira, a enganação, a traição, a quebra de promessas, a devastação e o prejuízo para com estranhos, mas nós justificamos, nós esperamos, nós toleramos fazer isso com a única pessoa a quem nós prometemos mais seriamente ser fiéis para sempre. Nós justificamos o divórcio! Mesmo todas as igrejas justificam o divórcio, exceto uma. Uma que não alega ter autoridade para corrigir Cristo, e ela ainda é acusada de ser autoritária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.