domingo, 15 de março de 2009

Os homens são todos iguais???

“Não existem rapazes bons, os homens são todos iguais”

Desde que era uma pequena criança, sonhava em encontrar o cara perfeito. Infelizmente, antes mesmo de ter minha carteira de motorista, já tinha desistido da busca há algum tempo. Ao invés disso, concentrava todas as minhas energias mantendo a ilusão de que meu namorado da época era perfeito. Eu ignorava seus defeitos, ou varria os problemas para debaixo do tapete. Havia todo tipo de bandeira vermelha, de sinal vermelho na minha frente, mas eu continuava de qualquer jeito, focando tanto nas coisas boas que os problemas eram deixados no escuro. Eu não assumia minhas posturas porque pensava que poderia acabar com minhas chances de manter esse cara “perfeito”.

Eu me lembro de ter pensado, “Quando meu futuro marido e eu nos encontrarmos, ele e eu vamos contar nossas histórias, e vamos simplesmente rir delas. Tenho certeza que ele está aí fora em algum canto fazendo as mesmas coisas que eu”. Não preciso nem dizer que fiquei surpresa quando finalmente encontrei o rapaz que seria viria a ser mesmo meu futuro marido. Ele ainda era virgem, e, aos 24 anos, ainda estava esperando – por mim.

Foi aí que percebi que os relacionamentos ruins que tive no colégio foram o resultado natural de todo meu modo de viver. Faltava-me completamente a confiança em Deus. Eu achava que Ele não tinha planos para garotas como eu, então eu me agarrava a qualquer coisa que parecia ser amor, na época. Todos os rapazes pareciam estar interessados só em uma coisa. Então, ao invés de esperar em Deus, e baixei meus padrões, em desespero, e assumi que rapazes decentes não existiam mais.

No que diz respeito a encontrar rapazes decentes, talvez precisemos começar a falar onde esses caras não serão encontrados. Recentemente, depois de uma palestra que meu marido deu em um colégio, um pequeno grupo de garotas veio falar com ele. Uma delas perguntou o que todas elas queriam saber: Onde devemos ir para encontrar um cara decente?

Ele começou perguntando sobre a vida dela. Ela disse que estava namorando um rapaz, mas ele era traficante, bebia muito, falava palavrões, e os pais dela o odiavam. Suas amigas se apressavam em reclamar como a maioria dos meninos é ruim, e deu um exemplo: “Os rapazes nas festas têm sido tão idiotas ultimamente. Algumas semana atrás, eles simplesmente chegaram em uma menina e derramaram cerveja na cabeça dela. Estávamos furiosas, e então eles fizeram isso de novo no fim de semana seguinte, e no outro também!”. Meu marido perguntou a elas, “E o que vocês vão fazer próximo final de semana?”. A resposta delas? “Vamos para uma festa”.

Hmmmm.

Vamos encarar a realidade. As mulheres desejam muito o amor, a aprovação, e a aceitação dos homens. Os homens desejam a mesma coisa das mulheres. Basta olhar para qualquer capa de revista, seja para homens ou para mulheres, com suas ofertas, “436 maneiras de atrair o sexo oposto”.

Essas revistas provavelmente não oferecem nenhum conselho bom, mas elas acertam só no fato de que essa é a maneira que Deus nos fez, homem e mulher, para que fôssemos um dom, um presente, uma dádiva, um para o outro.

Algumas mulheres que se acham “independentes” e “liberais” negam que precisam da aprovação masculina. Elas vêem isso como uma fraqueza. Talvez porque tenham visto homens se aproveitando de mulheres, elas confundem a vulnerabilidade de estar aberta ao amor com fraqueza. Na verdade, custa força de vontade, sabedoria, confiança, e coragem para estar aberta aos riscos do amor. Não é fraqueza desejar amar. A fraqueza é quando nós cedemos por menos do que o amor.

Também precisamos nos lembrar que nenhum homem poderá suprir nosso desejo de aceitação completamente. Em última instância, somente Deus pode preencher isso, Deus cujo profundo amor por nós deve nos ter sido mostrado através dos nossos pais, e especialmente, no caso de Deus Pai, através do nosso pai. Infelizmente, quando isso não acontece, muitas vezes tentamos construir nossa auto-estima através de relacionamentos com rapazes. Ao invés de procurar o Pai dos Céus, procuramos namorados para preencher esse vazio. Mas a Bíblia nos diz que, “Mesmo que meu pai e minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim” (Salmo 27, 10).

Tenho certeza que você já viu essas camisetas brilhosas ou adesivos que dizem “Princesa”. É como se tivéssemos todas esse desejo de sermos admiradas e cuidadas como uma. Esse desejo de ser cuidadae acariciada está inscrito em nossos corações, porque nosso Pai Celestial é um Rei, e a filha do Rei é, verdadeiramente, uma Princesa.

Já tinha ouvido tudo isso antes, mas nunca tinha caído no meu coração, porque eu não rezava. Quando finalmente deixei Deus me amar como eu sou, comecei a conhecer a dignidade e o respeito que eu merecia como filha do Rei.

Pode demorar um pouco até que você perceba isso, mas quando você perceber, seus relacionamentos com rapazes serão um reflexo do amor do Pai, ao invés de ser uma substituição. Enquanto isso, se você quer conhecer um rapaz bom, se envolva em atividades que os bons rapazes fazem. Melhor ainda, ao invés de procurar o homem ideal, torne-se a mulher ideal e deixe que ele te procure. Mantenha seus olhos em Deus e saiba que, no que diz respeito a encontrar um homem decente, a garota paciente consegue o prêmio no final.

Trecho do Livro "Pure Womanhood", por Crystalina Evert. Ed. Catholic Answers, San Diego, EUA, 2008. Pg. 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.