quinta-feira, 5 de março de 2009

Aprendendo a ser humano – O homem original

Por Christopher West

No princípio, Adão e Eva experimentaram sua comunhão como uma participação real no mistério de amor do próprio Deus. O sentimento de desejo sexual, como Deus o criou, significava amar como Deus ama, em um sincero doar-se. Sendo esse chamado a amar o resumo de todo o Evangelho, João Paulo II pôde dizer que, se vivemos de acordo com o significado nupcial de nossos corpos, nós “vivemos completamente o próprio significado de nosso ser e de nossa existência” (16 de Janeiro de 1980). É por essa razão que um homem se une à sua mulher, e eles se tornam “uma só carne” (ver Gênesis 2, 24).

Nessa exegese sobre os acontecimentos da criação, o Santo Padre fala sobre como essa união original dos sexos fluiu a partir da experiência da solidão original do ser humano. O homem, ao nomear os animais, percebeu que ele era consciente de si próprio e livre para determinar suas próprias ações; ele, por si mesmo, era uma pessoa chamada ao amor. É com base nessa solidão – uma experiência comum tanto a homens quanto a mulheres – que o homem experimenta o desejo erótico e a ânsia por união.

Entre os animais o homem não encontrou “ajuda que lhe fosse adequada”, mas depois de acordar de seu “profundo sono”, o homem imediatamente declarou: “Eis, afinal, o osso dos meus ossos e a carne da minha carne” (Gênesis 2, 23). É o mesmo que dizer, “Finalmente, uma pessoa que posso amar”. Como ele soube que ela (Eva) também era uma pessoa chamada a amar? Seu corpo nu revelou o mistério!

Antes da ruptura entre corpo e alma causada pelo pecado, o corpo os permitia enxergar e conhecer um ao outro “com toda a paz de um olhar puro vindo do interior, que cria... a plenitude da intimidade das pessoas” (2 de janeiro de 1980). Vivendo completamente de acordo com o significado nupcial de seus corpos, a experiência da nudez original não foi manchada pela vergonha (Gênesis 2, 25).

Trecho do artigo “An Education in Being Human”, de Christopher West, disponível no site Theology of the Body.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.