sábado, 4 de outubro de 2008

Qual a diferença entre amar uma garota e estar apaixonado por ela?

PERGUNTA: Como saber a diferença entre amar uma garota e estar apaixonado por ela?

RESPOSTA: Minha definição de amor costumava ser esse sentimento confuso e caloroso. Quando você a vê, então o mundo parece mais bonito, os passarinhos ficam cantando, e tudo lhe faz lembrar dela. Seu coração dispara toda vez que ela chega perto.

Isso é “estar apaixonado”. Essa reação emocional é bem legal, mas não devemos confundir esses sentimentos com o amor em si. Algumas pessoas acham que podem prever o quanto vai durar seu relacionamento com base na intensidade dos sentimentos de atração. Passam muito tempo tentando descobrir se estão ou não “apaixonados”.

Apenas estão esquecendo que o amor é uma decisão de fazer o que for melhor para a outra pessoa, mesmo se os sentimentos calorosos e confusos já tiverem passado. Mas não basta só querer o que é melhor para o outro. Devemos formar nossa mentalidade de acordo com a verdade que diz que Deus nos revelou, de modo que já sabemos o que é melhor para o outro, e não fazemos as coisas somente porque nos sentimos melhor. Sabendo já o que é melhor para o bem do outro, tudo que nos resta é seguir esses passos e colocar em prática nosso amor através de nossas ações.

Eu acho que a maior diferença entre o amor e a paixão é que o amor não “acontece” com os casais – é algo que eles fazem. É um exercício. Se concluímos que o amor acabou só porque acabou aquele entusiasmo inicial, podemos ter certeza de que o amor nunca esteve ali. Além do mais, se o amor é somente sentir coisas românticas, como os noivos prometeriam que o casamento vai durar “até que a morte nos separe”? Não seria melhor “até que o tédio nos separe”? Portanto, você não pode determinar o valor de um relacionamento medindo só a intensidade das emoções.

Suponha que você está casado e sua mulher, grávida, tem desejo de comer alguma coisa. São quatro da madrugada, e ela quer que você vá ao supermercado 24h para comprar aquele sorvete de brownie. Você olha para sua esposa, e ela não parece assim tão deslumbrante como estava no dia do casamento. Às quatro da madrugada, seu mundo não está assim tão bonito, e os passarinhos cantantes ficaram mudos. Mas, depois de beijar sua testa, você sai de casa e vai para o supermercado. Será que o amor foi embora? Na verdade, é aí que ele é mais real do que nunca.

Então, como saber se você ama uma mulher? O Papa João Paulo II respondeu a essa questão perfeitamente, dizendo que: “quanto maior o sentimento de responsabilidade pela pessoa amada, mais verdadeiro é o amor” (1). O maior exemplo desse amor é Cristo. Ele, sozinho, revelou perfeitamente como amar uma mulher. Sempre que quisermos saber como amar adequadamente uma mulher, tudo que precisamos fazer é olhar para um crucifixo.

Notas:
1. Karol Wojtyla (Papa João Paulo II), Love and Responsibility (San Francisco: Ignatius Press, 1993), 131.

Fonte: Pure Love Club ( http://www.chastity.com/chastity/index.php?id=7&entryid=131 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.