quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Onde, quando e como vou encontrar a garota certa para mim?

Por Jason Evert

PERGUNTA: Onde, quando e como vou encontrar a garota certa para mim?


RESPOSTA: Muitos solteiros enxergam o mundo dos relacionamentos mais ou menos dessa maneira: “Deus criou a terra – são 510 milhões de quilômetros quadrados. Depois Deus criou minha “alma gêmea” e colocou ela em algum lugar. Minha tarefa é encontrá-la, e o objetivo de Deus parece ser escondê-la de mim tanto quanto for fisicamente possível. É uma tarefa delicada. Se eu sentar na mesa errada na hora do almoço, ou não manter constantemente atento meu olhar, posso perdê-la. O destino pode escapar por entre meus dedos por causa de minha falta de atenção. Estou preparado para procurá-la até a exaustão”.

Se por acaso você se reconheceu um pouco nisso, então é hora de deixar o assunto nas mãos de Deus. Procure por Deus com mais zelo do que você procura pela princesa encantada. Você acha que Ele vai deixar a mulher que Ele planejou pra você lhe escapar, se você permanecer solteiro por um tempo para se focar em Deus? Normalmente, quando nos focamos em servir o Senhor, nós lhe damos uma mãozinha, precisamente por não estarmos querendo nos meter no meio da história. Penso que Deus espera em nós algumas vezes, e que nossa impaciência impede que seus planos se completem inteiramente.

Pense: “Se eu sou chamado ao matrimônio, então Deus quer que minha futura esposa tenha o melhor marido possível. Mas eu não posso me tornar esse homem de Deus se ficar somente parado esperando a princesa encantada. Se vou ser pai um dia, então preciso dar a meus filhos o dom da fé. Mas como farei isso se Deus não me der primeiro o dom da fé? E como Ele pode me dar o dom da fé sem purificar meu coração através das provações?”. Esse tempo é o tempo em que Ele pode lhe dar o dom da fé. É aqui que Deus quer que você esteja agora.

Madre Teresa costumava falar sobre aceitação:
“Todo dia temos que dizer sim. Para estar onde Ele quer que estejamos. Render-se completamente: se Ele te coloca na rua – se tudo lhe foi tirado, e você se acha na rua – aceitar ser colocado nas ruas naquele momento... Aceitar qualquer coisa que Ele der e dar o que Ele quiser tomar com um grande sorriso.Isso é render-se a Deus. Aceitar ser cortado em pedaços, e ainda assim cada pedaço pertencer somente a Ele. Isso é render-se. Aceitar as pessoas que vêm a você, o trabalho que lhe cabe. Hoje talvez você tenha uma boa refeição, e amanhã talvez não tenha nada. Não há água na bomba? Tudo bem. Aceitar, e dar o que Ele quiser tomar. Ele tira sua boa fama, ele tira sua saúde, tudo bem. Isso é render-se. E então você será livre”. (1)

Então, no momento atual, abrace essa época de solteiro. Esteja ali completamente. Você já teve alguma vez uma conversa com alguém, em que seus olhos ficavam vagando por qualquer lugar, e sua mente estava em outra coisa? Alguns anos atrás, tive um encontro com o Pe. Michael Scanlan, reitor da minha Universidade. Conversamos em seu escritório por apenas vinte minutos, mas nunca esquecerei a maneira como ele estava presente para mim. Ele provavelmente tinha um milhão de outras coisas para fazer, mas ele falou comigo como se eu fosse a única pessoa na face da terra. Do mesmo modo, precisamos viver inteiramente o presente, fazendo o que fazemos, e estando completamente onde estamos. Se Deus nos quisesse em outro lugar nesse momento, não estaríamos lá?

É fácil perder nossa juventude ao fazermos a causa de nossa alegria ser um evento futuro ou uma pessoa. Não há nada de errado em sonhar com o casamento, mas se a antecipação e o sonho nos consomem, nos tornamos nossos próprios atormentadores, e fazemos pouco para construir o Reino de Deus. Tornamo-nos tão preocupados com arrependimentos com relação ao passado e com ansiedades sobre o futuro que nunca paramos para usufruir a paz que Cristo oferece hoje. Podemos facilmente nos tornar tão preocupados em encontrar a pessoa certa que perdemos a alegria da vida de solteiro.

Não se entregue a sentimentos de desespero, mas aproxime-se de Deus se essa é uma época de solidão para você. Evite a auto-piedade. Quando você se sentir sozinho, ajude quem está se sentindo mais sozinho que você. Pergunte-se: Quantos sem-teto você conhece por nome? Mais importante ainda, preocupe-se com aqueles que estão sedentos por amor aí dentro de sua própria casa. Sendo sensível às necessidades dos outros que moram no mesmo teto que você, estará se treinando para ser um marido melhor.

Então, o primeiro passo para achar a pessoa certa é se tornar a pessoa certa. Torne-se o homem que Deus lhe chama a ser. Desenvolva-se enquanto homem de Deus sendo um homem de oração. Não espere que outra pessoa lhe complete. Deixe que Deus faça isso. Alguns rapazes pensam: “Já que minha mulher deverá ser minha cara-metade, então acho que serei apenas 50 por cento completo, até que a encontre. Quando a encontrar, ele irá preencher meu vazio e tomar conta de todas as minhas necessidades emocionais”. Se esse cara encontrar uma garota, não será o começo de um relacionamento – será uma situação de dependência, ela será refém de suas carências.

Antes que possamos verdadeiramente amar alguém, devemos nos satisfazer em ser amados por Deus somente. Se você está no colégio, perceba que poucas pessoas encontram a “princesa encantada” nesses anos de colégio. Você terá muito tempo; não há necessidade de entrar em um relacionamento intenso agora. A maioria das pessoas provavelmente encontra seu esposo na época de faculdade ou depois dela, e não se casam antes de se formar.

O segundo passo é ir onde estão as mulheres de Deus – em grupos de jovens da igreja, não em festanças. O mais importante, procure em primeiro lugar o Reino de Deus (Mateus 6, 25-34). Ele está no comando, então fique em paz, pois Ele sabe bem os planos que tem em mente para você (Jer 29, 11-14)

(1) Entrevista de Madre Teresa na Canadian Broadcasting Corporation

Traduzido do site Pure Love Club