terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A castidade é essencial na preparação para o casamento

Por Papa João Paulo II

Muitos de vocês seguirão o caminho do casamento. Isso também exige um tipo de educação. Vocês precisam se preparar para o maravilhoso compromisso do casamento e da fundação de uma família – a unidade mais importante da comunidade cristã. Como jovens cristãos, vocês devem se preparar cuidadosamente para se tornar bons esposos e bons pais nas famílias que irão formar. A vocação para a castidade é essencial para essa preparação ao casamento. Eu sei que pessoas jovens rejeitam a hipocrisia. Vocês querem ser honestos consigo mesmos e com os outros. Uma pessoa casta é honesta. Quando Deus nos criou deu-nos mais de uma maneira de “falar” uns com os outros. Além de usar a fala para nos expressar, também nos expressamos com nossos corpos. Os gestos são como “palavras” que dizem quem nós somos. Os atos sexuais são “palavras” que revelam nossos corações. O Senhor quer que usemos nossa sexualidade de acordo com Seu plano. Ele espera de nós um “falar” verdadeiro.

Uma “linguagem” sexual honesta requer um compromisso de fidelidade para a vida toda. Entregar seu corpo a outra pessoa simboliza a entrega total de si mesmo para essa pessoa. Mas, se você não é casado, você estará admitindo que pode mudar sua cabeça no futuro. A entrega total de si então não existiria. Sem o compromisso do matrimônio, as relações sexuais se tornam mentiras. E, para os cristãos, o casamento significa casamento sacramental.

A castidade – que significa respeitar a dignidade dos outros por serem seus corpos templos do Espírito Santo (1 Cor 6, 19) – os leva a crescer no amor pelos outros e por Deus. Ela os prepara para fazer a “sincera doação de si mesmo” que é a base do casamento cristão. Mais importante ainda, ela os ensina a amar como Cristo ama, entregando sua vida pelos outros (João 15, 13). Não se enganem com as palavras vazias daqueles que ridicularizam a castidade ou vossa capacidade de autocontrole. A fortaleza de vosso futuro amor matrimonial depende da fortaleza de vosso compromisso atual em aprender o verdadeiro amor, a castidade que inclui evitar todo tipo de relações sexuais fora do casamento. A restrição sexual da castidade fora do casamento é o único caminho seguro e virtuoso capaz de pôr fim à trágica praga da AIDS que já causou tantas vítimas entre os jovens. Ajudados pela graça dos sacramentos da Penitência e da Eucaristia, “sejam firmes e corajosos” (Dt 31, 6), o Papa pede que se comprometam com essa revolução espiritual da pureza no corpo e no coração. Deixem que a redenção de Cristo dê frutos em vocês! O mundo contemporâneo precisa desse tipo de revolução!

Traduzido do site: Youth Apostles