quinta-feira, 14 de maio de 2009

Esclarecendo o que é a Teologia do Corpo - dúvidas frequentes

O que é a Teologia do Corpo?

Teologia do Corpo (TdC) é o nome com que ficou conhecido o conjunto de 129 catequeses proferidas pelo Papa João Paulo II nas costumeiras audiências gerais das quartas-feiras no Vaticano, durante os anos de 1979 e 1984. Foi o primeiro projeto catequético de João Paulo II, em que o Papa faz uma reflexão profunda, baseada nas Escrituras, sobre a pessoa humana em sua integralidade – corpo e alma. É uma visão fundada no Magistério da Igreja e que renova a compreensão da sexualidade humana, do matrimônio e do celibato, dando a conhecer o plano de amor de Deus para cada homem e cada mulher.


A Teologia do Corpo é aprovada pelo Vaticano?

A Teologia do Corpo foi escrita pelo representante maior da Igreja, o Papa. Não se trata de um dogma nem de um artigo novo de fé. Trata-se apenas de uma nova forma de apresentar a mesma doutrina perene da Igreja sobre nossa origem, nossa redenção e nossa vocação. Ela não “inventa” nada de novo, apenas apresenta de nova forma, muito embora as consequências dessa nova re-configuração e seu impacto na teologia, na filosofia e na sociedade estejam apenas começando a aparecer.


Por que eu nunca tinha ouvido falar antes na Teologia do Corpo?

Por ter sido desenvolvida ao longo de cinco anos, por meio de pequenas catequeses fracionadas ao longo do tempo, somente depois da conclusão do ciclo é que se começou a ver e estudar tudo de forma global. Além do mais, há uma certa dificuldade por conta do nível mais profundo de teologia e filosofia utilizado por João Paulo II. Por isso, ainda hoje estudiosos se debruçam sobre os textos originais das catequeses a fim de compreender todo seu significado e desdobramentos, procurando apresentar as principais noções de forma mais acessível ao público em geral. No Brasil a Teologia do Corpo ainda é pouco conhecida, mas em outros países, como nos Estados Unidos, ela já é divulgada amplamente para jovens e adultos, e até mesmo ensinada em seminários para futuros sacerdotes. Para se ter uma idéia, o termo “Theology of the Body” no Google retorna mais de 2 milhões de páginas.


Para que serve a Teologia do Corpo e o que ela vai mudar na minha vida?

A Teologia do Corpo serve para nos dar uma visão integral do ser humano, uma visão que nos permite redescobrir o plano de Deus para nossas vidas, seja no matrimônio ou no celibato consagrado pelo Reino. Muda tudo na nossa vida quando sabemos quem somos, de onde viemos, para onde vamos, e o que podemos fazer para chegar lá. Muda nossa maneira de encarar a nossa vida e a nossa sexualidade.


Para quem se destina a Teologia do Corpo?

João Paulo II escreveu a Teologia do Corpo para toda a Igreja, e até mesmo para todos os seres humanos, independente de seu estado na vida e independente das tendências sexuais que se pode ter nesse mundo decaído pelo pecado original.


Qual a idade apropriada para entrar em contato com esses assuntos?

Com relação aos jovens, deve-se considerar a questão da maturidade sexual. Há certos tópicos delicados na Teologia do Corpo, mas por outro lado há autores que adaptam os conteúdos, de modo que o jovem do ensino médio, seja do grupo de oração, do grupo de crisma da paróquia ou do grupo de estudo possa tranqüilamente lidar com tudo isso. Quanto aos adultos, de fato há uma certa profundidade na teologia e na filosofia de João Paulo II que pode dificultar a compreensão, mas vários autores conseguem apresentar o assunto de forma mais acessível.


Porque as pessoas precisam da Teologia do Corpo?

As pessoas têm sede de verdade. Elas têm desejo de algo que lhes dê verdadeiro sentido e direção em suas vidas. Elas estão procurando uma razão para crer, uma razão para poder fazer parte da Igreja, que às vezes lhes pede para tomar algumas decisões difíceis, que muitas vezes vão contra tudo que há na sociedade ao redor delas. Especialmente os jovens desejam e anseiam o amor mais do que qualquer outra coisa. E quando eles passam a conhecer mais sobre a Teologia do Corpo, que lhes ajuda a encontrar o caminho para viver esse amor, ficam empolgados e fascinados.


Isso é algo que de fato vai interessar os jovens ou os adultos?

Temas como amor, sexualidade e Deus sempre interessam as pessoas, especialmente os jovens. Na Teologia do Corpo nos aprofundamos nesses temas. Não é preciso sair do mundo para viver o chamado do amor, mas é preciso “colocar outros óculos” para ver a mesma realidade com os olhos de Deus. A Teologia do Corpo possibilita esta nova maneira de ver, que gera uma nova maneira de agir!


A Teologia do Corpo não é somente mais um daqueles “sermões” que fazem a gente se sentir culpado e achar que está indo para o inferno? Estudar isso não vai fazer as pessoas se sentirem culpadas pelas decisões do seu passado?

Não. A Teologia do Corpo não é uma condenação, mas um convite a redescobrir a beleza do plano de Deus para nossa sexualidade. Todas as pessoas que divulgam a Teologia do Corpo deixam claro que sempre há a possibilidade de recomeçar, não importando o passado, e que o passado não determina o futuro. A Teologia do Corpo nos dá as ferramentas para vivermos uma vida nova, não importa onde se tenha andado ou o que se tenha feito anteriormente. Tudo que importa é para onde se vai a partir daqui.


A Teologia do Corpo é um novo movimento na Igreja, uma nova comunidade, uma nova filosofia de vida, uma espécie de terapia sexual?

A Teologia do Corpo não é movimento, nem comunidade, nem nova espiritualidade, nem filosofia de vida, nem terapia sexual. É simplesmente uma reflexão, uma catequese baseada na Bíblia, sobre o lugar do corpo e da sexualidade no plano divino da salvação. A questão é que a maioria das pessoas não conhece realmente o plano de Deus. Quando passam a conhecer ficam maravilhadas com a beleza e a dignidade do chamado de Deus para nós.


É impossível viver a castidade. Eu já me machuquei muito nessa área. Por que não me deixam viver minha vida em paz?

Essa é a mentira que o mundo tenta transmitir, especialmente aos jovens. Provavelmente o mundo não compreende bem o que é a castidade. Talvez as pessoas não saibam das razões por detrás das regras. Quando as pessoas conhecem a Teologia do Corpo, não somente amam a castidade, como descobrem que, com a graça de Deus, é possível e belo vivê-la. Na verdade, descobrem que há poucas coisas tão belas no mundo.


Como faço para conhecer mais sobre a Teologia do Corpo?

No Brasil alguns sacerdotes e leigos estão começando a se mobilizar pela divulgação da Teologia do Corpo. Entre em contato conosco, através da internet, e veja a possibilidade da formação de um grupo de estudos, a realização de alguma palestra em seu grupo de jovens ou de casais, em sua paróquia ou escola
- http://www.teologiadocorpo.com.br
- Canal no You Tube: http://www.youtube.com/teologiadocorpo
- Blog Teologia do Corpo: http://teologiadocorpo.wordpress.com
_________________________________________

(*) Conheça também outros sites sobre o assunto (em inglês). Há várias instituições e estudiosos dedicados à divulgação da Teologia do Corpo. Christopher West (www.theologyofthebody.com) já realizou mais de 1.000 palestras, encontros e retiros em grupos de estudo, universidade e seminários católicos em 4 continentes, desde 1997. Só nos Estados Unidos foram mais de 150 cidades. Jason Evert (www.chastity.com) fala para mais de 100.000 jovens de grupos e escolas católicas e públicas nos EUA, dando mais de 200 palestras por ano. Outras sites e pessoas que divulgam a Teologia do Corpo: Pe. Thomas Loya (Arquidiocese de Chicago – www.theologyoftheboby.net); Anastasia Nothrop (Aliança Internacional Teologia do Corpo – www.tobia.info); Pe. Roger Landry (Diocese de Fall River Estados Unidos - http://www.catholicpreaching.com) entre muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.