sábado, 17 de janeiro de 2009

O significado de nossos corpos e o significado do Casamento

Palestra de um retiro para jovens
Por Monica Ashour


1. Introdução

Há três coisas que espero que levem dessa palestra: (1) A matéria importa (a brilhante maneira com que Deus decidiu nos fazer humanos... nossos corpos são importantes e “falam” a nós sobre quem nós somos). (2) A importância do sacramento do Matrimônio. (3) Ser a favor da vida é ser feliz; ser contra a vida é ser triste (O oposto de viver a linguagem do corpo vai trazer tristeza, viver um caminho pró-vida traz felicidade).

2. A matéria é importante

O corpo “fala” uma linguagem... podemos dizer que ele canta uma linguagem. Deus nos fez homem e mulher, com diferenças marcantes, até mesmo na nossa voz.

Os homens são mais ásperos, fortões e durões. Até mesmo na barba, vejam como uma barba não transmite aspereza? O que isso pode nos dizer sobre os rapazes? Seu corpo está dando uma pista sobre o que eles foram feitos pra ser: foram feitos para proteger e prover, especialmente para as crianças e mulheres. Quem é mesmo que troca o pneu ou carrega aquela caixa muito pesada? Os rapazes podem viver isso mesmo agora, defendendo as pessoas que não são reconhecidas ou populares, especialmente as meninas de sua sala. Servindo sua mãe. Ajudando sua irmã etc. Pense agora no oposto de proteger e prover as garotas: é usá-las. Não estou falando só de rapazes que dizem, “Vem aqui, gatinha, vamos fazer isso ou aquilo”. Deixe-me contar para vocês. Algumas de minhas estudantes mulheres compartilham comigo tantas coisas, e elas estão tão machucadas; elas não são protegidas; elas são feridas. Rapazes, vivam de acordo com seu corpo forte. Não escutem a idéia que a sociedade tenta passar sobre a maneira de se relacionar com as meninas. São mentiras. As mentiras também estão evidenciadas no aborto. Os rapazes muitas vezes pensam que estão ajudando sua namorada / esposa, mas na verdade estão fazendo o oposto. Isso eu percebi há cinco anos atrás, conversando com meninos da sétima série. Eles diziam, “Sra. Ashour, os caras que deixam ou levam a menina para fazer um aborto não estão protegendo. Eles estão com medo de um bebê... o menor dos humanos”. Eles não estão lendo a “linguagem de seu corpo”.

Já as garotas são mais resguardadas e mais receptivas. Não podemos ser como nossos irmãos. Quando estamos crescendo, você já pensou, “Bem, Johnny pode tirar a camiseta quando vai cuidar do jardim, porque eu também não posso?”. Então, nossas mães costumavam nos ensinar que se mulher é não se mostrar. Nossas roupas não podiam ser nem muito curtas nem feias, mas ainda assim atraentes. Toda mulher aqui tem um útero! É verdade. Nós convidamos o bebê para viver em sua primeira casa, dentro do corpo da mulher. Nós somos receptivas, acolhedoras. Depois que o bebê nasce, podemos alimentá-lo com nossos próprios corpos. Fantástico. Então, o que Deus está dizendo para nós mulheres, pelo simples fato de compreendermos mais nossos corpos? Que nós devemos acolher e nutrir outras pessoas. Nem todas aqui têm bebês. Nunca fui casada, e não tive bebê, mas eu sei que uma virtude de ser uma mulher, pela compreensão de meu corpo, é que eu devo acolher e nutrir outras pessoas. Faço isso através de minhas palestras, sendo uma boa professora, uma boa tia etc. Vocês, também, garotas, podem ser mais e mais ligadas nas mensagens de seus corpos, acolhendo as amigas que precisam de seu ombro para chorar, acolhendo os colegas de sala que o pessoal não trata muito bem, indo atrás de quem tem poucos amigos e tentando fazer eles perceberem que alguém se importa com eles. E sabemos, garotas, que eu e você também podemos ir contra a linguagem do corpo. Você só fala com as pessoas por causa daquilo que elas podem dar para você? E pensem nas mulheres que violam sua feminilidade quando decidem fazer um aborto. O útero deveria ser o lugar mais seguro na face da terra, mas se torna um campo de concentração sangrento. Ao invés de acolher e nutrir ela faz o oposto da linguagem de seu corpo.

3. O significado do Casamento

O casamento é o melhor sinal natural que quem Deus é. Agora que já vimos alguma coisa sobre nossos corpos, de homem ou de mulher, e como eles são “mensagens” que ajudam a entender como devemos viver, pensem nos corpos juntos. O Papa João Paulo II em sua Teologia do Corpo disse que o casamento é o melhor sinal natural de quem Deus é em sua essência. Lembrem-se, já falamos disso antes. Não somos monstros com chifres; nós temos braços, pernas, orelhas para nos ajudar a amar, para ser um dom, um presente de si que nos faz ser como Deus. O Papa João Paulo II viu que o homem e a mulher foram feitos um para o outro. Não precisamos de educação sexual aqui! Os corpos do homem e da mulher andam juntos. Deus quer que homem e mulher se apaixonem, se casem e tenham bebês! Ele quer famílias! E adivinhe o quê, João Paulo II disse que o Pai, o Filho e o Espírito Santo formam a primeira família. Vou repetir... as famílias foram feitas para trazer vida e para amar os outros... a razão disso é porque todas as famílias surgiram da Trindade Santa. (Lembrem-se também que eu e você que não somos casados também vivemos dessa vida da Trindade, amando todas as pessoas em nossas vidas). É por isso que o aborto é tão errado. Ele rejeita o fruto do amor, a vida do amor, e por isso é o oposto da Trindade Santa. (Aqui, não quero acusar ninguém... tenho certeza que as pessoas que vão fazer um aborto não chegam na hora pensando, “Estou prestes a me tornar uma anti-imagem da Trindade”. Mas quero que vocês saibam, para poder ajudar outras pessoas, antes que se metam em problemas e pensem em machucar a si próprias e ao seu bebê).

Preciso terminar essa palestra, mas antes, quero fazer mais uma comparação. Tanto quanto a Eucaristia, o Casamento também é um sacramento. Você nunca pensaria em ir a uma Missa “falsa” – como de alguém que pretende ser um padre mas não é (não estou falando de brincadeira de criança de imitar o padre). Então, porque você “falseia” o casamento... se metendo em atos que Deus fez para um homem e mulher casados? E pense sobre isso. Quando recebemos a Eucaristia, estamos renovando nossos votos batismais... é um ato sagrado. Você nunca sonharia em receber a Eucaristia e profaná-la. Nunca. Então, sabendo que um ato conjugal é a renovação dos votos que o casal fez no altar, por que você participaria em um ato que seria dessacralização do corpo e do casamento?

Ao invés disso, viva sua vida sendo pró-vida, esperando pela sacralidade do casamento.

©2008 TOBET – Theology of the Body Evangelization Team

Traduzido e adaptado do Site: TOBET - Theology of the Body Evangelization Team

Link: http://www.tobet.org/MeaningofBodiesandMarriage.asp