terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Consequências de um aborto para o homem (pai): tomando consciência de algumas coisas

Os homens também sofrem impactos de um aborto realizado. Por muito tempo, isso foi considerado um assunto apenas de mulher. Mas, como você poderá ver, isso não é verdade. Para cada mulher afetada por um aborto, há também um homem; o pai da criança abortada. Muitas pesquisas vêm sendo realizadas para compreender os efeitos emocionais e físicos do aborto nas mulheres. Mas tudo que sabemos sobre o impacto nos homens vem dos testemunhos daqueles que experimentaram um aborto e de poucos estudos.

Muitos homens acham que não podem expressar livremente suas emoções, e por essa razão, eles escondem seus sentimentos, permitindo que eles cresçam e prejudiquem a si mesmos. Eles se tornam frustrados, azedos, depressivos, ressentidos, desconfiados e até mesmo imprudentes em seus comportamentos.

Alguns homens talvez nem saibam que suas emoções são o resultado direto de uma experiência de aborto. Talvez eles neguem essa experiência, tentem racionalizar seus sentimentos, projetar suas emoções em outros, ou evitar o contato social tanto quanto possível. Nossa cultura espera que os homens sejam fortes e corajosos. Qualquer demonstração de emoção pode fazê-los passar por fracos ou covardes. Essa expectativa faz com que muitos homens escondam suas verdadeiras emoções e finjam estar tudo certo. Mas lá no fundo eles estão sofrendo, prejudicando seus relacionamento, famílias, empregos e responsabilidades. É um padrão bastante comum em pais pós-aborto. Segundo Brad Matters, do Life Issues institute, “Muitos homens percebem muitos problemas durante a vida, mas não chega a conectá-los com uma decisão anterior de aborto”.

Seu papel

Se você é um homem que passou por uma experiência de aborto, provavelmente você se encaixará em um dois papéis a seguir:

- Você e sua parceira concordaram com o aborto. Talvez você a tenha incentivado, a levado para a clínica ou pago o procedimento.
- Você pressionou sua parceira para abortar. Talvez tenha ameaçado abandoná-la se ela não o fizesse.
- Você abandonou sua parceira para evitar tomar uma decisão conjunta.
- Você passivamente deixou a decisão para sua parceira. Talvez você se sentisse confuso, ou achasse que a escolha era inteiramente dela.
- Você queria a criança mas não tiveram sucesso em prevenir o aborto. Talvez você tenha oferecido todos os meios de sustentar sua parceira e a criança.
- Você nem sabia sobre a gravidez e o aborto. Quando soube, já estava feito.

Seja qual tenha sido seu papel, o resultado é o mesmo. Seu papel como pai foi cortado prematuramente. Os homens possuem um instinto natural para trazer o sustento e proteger suas famílias. Para muitos homens, esse instinto emerge tão logo descobrem que são pais. Para outros, leva mais um tempo. De qualquer modo, um aborto impede que esse instinto seja posto realizado. Isso pode deixar um homem vazio, impotente, derrotado, desesperado, confuso e sem sentido. Pensamentos de “como-teria-sido-se” podem aparecer constantemente.

Sintomas e comportamentos

Muitas pessoas agora reconhecem o fato de que muitas mulheres podem sofrer de Síndrome Pós-Aborto (SPA) imediatamente depois do aborto ou depois na vida. Mas poucos vão perceber que o homem também sofre sintomas similares. Temos abaixo uma lista parcial de emoções e comportamentos que podem ser vivenciados no caso. Há muitos outros, mas esses são os mais comuns:

- Raiva excessiva; ansiedade; ataques de pânico; mudanças de humor; baixa auto-estima; desespero; preocupações; depressão; confusão; culpa; medo; déficit de atenção; promiscuidade; impotência; falta de confiança; insônia; pesadelos; isolamento; comportamentos de risco (*); pensamentos suicidas (*); violência (*).

(*) Dependendo desses comportamentos, talvez você precise de intervenção ou assistência imediata de um terapeuta ou médico antes que machuque a si ou aos outros.

Como pai pós-aborto, você provavelmente descobrirá que está sofrendo de mais de apenas um ou dois desses sintomas. Muitos deles desencadeiam outros, e certas emoções levam a comportamentos específicos. O primeiro passo para a cura é reconhecer a possibilidade de que sua experiência de aborto pode ser a causa de seus sintomas e problemas. Segundo Kevin Burke, do Rachel’s Vineyard Ministries, “Alguns homens sentem-se sufocados e com falta de ar quando as emoções reprimidas emergem com força, empurrando-os para o que parece ser um buraco negro”.

Há esperança

Embora nessa altura você possa estar em um ponto onde tudo parece desesperador, na verdade há esperança. Você pode se curar. Você pode ter sua vida de volta e encontrar significado e sentido. Não é fácil, dá muito trabalho, e você não pode fazer isso sozinho. Primeiro você deve reconhecer que é completamente normal, aceitável e saudável sentir a perda de sua criança. Reconheça sua dor e viva seu luto sem reprimi-lo. Saiba que sua dor vai diminuindo à medida que continua o processo de elaboração da perda. Lembre-se que não está sozinho. Encontre ajuda em terapia, em grupos religiosos. A parte mais difícil é aprender a perdoar as pessoas envolvidas. Reconheça que talvez eles estivessem mal-informados ou com más influências. Finalmente, reconheça que sua criança é um membro de sua família. Dar um nome para ela e criar um memorial em sua honra pode ajudá-lo a fechar questões abertas e trazer paz e restauração para sua vida. Desde o momento que sua criança foi concebida, você originou uma nova vida. Mesmo que sua criança nunca tenha passado pelo parto, você será um pai para sempre.

Qual o próximo passo?

Há muitos caminhos a seguir. Primeiro de tudo, você deve reconhecer sua coragem em pedir ajuda. Você já deu o primeiro passo para a cura. Procure um bom programa de ajuda. Recomendamos o site Rachel’s Vineyard. Olhe retiros, indicações de livros, leia histórias verdadeiras de outros homens (bem como de mulheres) que passaram por essa experiência e encontraram alívio. Finalmente, encontre alguém com quem compartilhar seus sentimentos.

Esperamos sinceramente que você encontre as informações aqui apresentadas úteis e inspiradoras. Que você encontre ajuda e alívio e comece a viver sua vida plenamente de novo.

Respeitosamente
Equipe Fatherhood Forever Foundation

Traduzido e adaptado do site Fatherhood Forever Foundation