sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Eu e meu namorado temos relações. Minha amiga fica me perturbando. Como fazê-la ver que ele não é tão ruim assim?

PERGUNTA: Meu namorado e eu dormimos juntos, e uma amiga minha fica sempre me perturbando sobre isso. Como posso fazê-la ver que ele não é assim tão ruim?

RESPOSTA: Ao invés de tentar convencer sua amiga, agradeça pelo fato de que ela se preocupa tanto assim com você. Se você discorda dela, ao menos perceba que encontrou uma verdadeira amiga. O livro de Provérbios 28, 23 diz que uma pessoa que te repreende receberá no final mais agradecimentos do que aquela que só elogia.

Então, vejamos porque ela está te importunando. Já que não sei os detalhes de seu relacionamento, gostaria que você lesse a lista a seguir e que tivesse a coragem de ser honesta consigo mesma. Aqui está minha lista das 10 racionalizações mais freqüentes que as garotas fazem em relacionamentos não muito legais:

1. “Ele é muito gentil”. As garotas envolvidas em relacionamentos sem muito futuro freqüentemente voltam-se para as qualidade do rapaz a fim de se distrair dos aspectos negativos do relacionamento. O que elas não percebem é que ser gentil, “fofo” ou “doce” não é difícil. A maioria dos nossos cachorrinhos de estimação pode ser também. A verdadeira questão é: Por que ele é gentil?

2. “Nem sempre nós fazemos. Nosso relacionamento não é só sexo”. A racionalização número 2 é quando as garotas se comparam com outros casais que têm sempre relações sexuais. Por não estar sempre na cama com o namorado, e por terem outros interesses, ela assume que o relacionamento é equilibrado. A idéia de que “nem sempre estão fazendo” a distrai do fato de que eles não deviam sequer estar fazendo.

3. “Faz muito tempo que estamos juntos”. A duração de um relacionamento não determina seu valor. Eu sei que é difícil terminar uma coisa na qual você investiu tanto de si, mas isso não é razão para ficar. Permanecer em um relacionamento ruim seria o mesmo que dizer “Eu sei que estou dirigindo na direção errada, mas já andamos 10 quilômetros. Vamos apenas continuar até circundarmos o globo”. Dê meia volta. Além do que, quanto mais tempo você perder em um relacionamento ruim, mais tempo vai levar para se recuperar.

4. “Eu já me entreguei para ele”. Ter dormido com alguém não é uma evidência de que você deve permanecer em um relacionamento. É apenas uma razão de porque você acha difícil terminar. Quando você dorme com alguém, você cria um elo que não é facilmente quebrado. Parte disso é devido a um hormônio chamado oxitocina (ou ocitocina), que é liberado no cérebro durante o sexo. Ele causa uma ligação emocional forte, dificulta suas habilidades de pensar criticamente, ajuda a esquecer as lembranças ruins do rapaz, e lhe faz acreditar mais nele. Tudo isso é maravilhoso no casamento, mas é uma receita para o desastre fora dele. Isso porque você perde a habilidade de ver com clareza o valor do relacionamento. Isso lhe aprisiona e lhe cega. Você despreza o negativo... até que seja tarde demais para ignorar.

5. “Minha família gosta muito dele”. Para testar o quanto seus pais gostam do seu namorado, imagine o olhar na cara deles se você contasse toda a verdade sobre seu relacionamento. Se a imagem de seu pai correndo para achar sua arma vêm à sua mente, parece que seus pais só gostam de quem eles acham que o rapaz é. Alguns pais sabem das atividades sexuais de seus filhos, e parecem não se preocupar. Outros podem até encorajar essas atividades. Você pode ter certeza que tais atitudes não buscam o melhor para os jovens.

6. “Mas nós realmente nos amamos”. Nas palavras do papa João Paulo II, “O amor não é somente um sentimento. É um ato de vontade que prefere, de maneira constante, o bem dos outros mais do que o bem de si mesmo” [1]. Simplificando, se vocês se amam, vocês fazem o melhor um para o outro. Levar um ao outro para o céu.

7. “Ele não me pressiona para transar”. Ele pode não estar lhe pressionando para transar, mas provavelmente ele também não está lhe pressionando para ser pura, também. Mais do que provavelmente, ele vai pegar tudo que você lhe der. Eu me lembro de um garoto me perguntando, “Você alguma vez já falou pras garotas que algumas vezes nós falamos para ela que está tudo bem se não tiver sexo apenas para que elas se entreguem?” Os “atores” sabem que será mais fácil levar as garotas a dormir com eles se eles conseguirem fazê-las pensar que estão escolhendo aquilo. Ele se sente honrada por ele não estar lhe pressionando, e isso diminui suas inibições. Porém mesmo que seja a garota que vá atrás disso, ou que a decisão seja mútua, isso não torna a atividade sexual uma coisa moral, ou o relacionamento saudável.

8. “Nós dois concordamos com isso”. Se o consenso mútuo tornasse o sexo moral, então mesmo a prostituição estaria OK. O que os casais muitas vezes se recusam a ver é que a atividade sexual envolve mais do que eles dois. Suas crianças podem ser geradas, seus pais podem ser desapontados, e seus futuros esposos podem ser afetados. É por isso que Sto. Agostinho definiu a luxúria como “uma afeição da mente que objetiva o prazer de si mesmo e do próximo sem referência a Deus”.

9. “Ele ficaria arrasado se a gente terminasse”. Se seu relacionamento não é saudável, então é você quem vai ficar arrasada se permanecer nele. Um homem que não é capaz de permanecer de pé sem você não é o homem com quem você quer se casar. Esse homem com tal dependência não será um bom marido e pai. Portanto, sua dependência não é razão para permanecer, mas uma prova de que você deve sair dessa.

10. “Ele vai mudar”. Recentemente eu encontrei-me com uma mulher que tinha namorado um rapaz que tinha alguns problemas pessoais, mas ela sempre esperou que ele mudasse. Agora, uma década depois de seu casamento, ela está procurando o divórcio porque as coisas só pioraram com o tempo. Muito freqüentemente as garotas fantasiam sobre o futuro para nao ter que pensar no presente. Se você quer pensar sobre o futuro, você tem que se perguntar, “Estaria contente com esse tipo de cara criando meus filhos?” Dê a seus filhos o melhor, e nunca namore um cara esperando que ele vá mudar. É injusto para com ele e para com você. Além do mais, não é sua obrigação ser um salvador para ele.

Não tenho certeza em quantos desses pontos você se reconheceu, mas espero que você tenha coragem o suficiente para perceber porque sua amiga não gosta de seu namorado. Provavelmente é porque ela quer o melhor para você, e o melhor não é ele. Se você se reconheceu em algum desses avisos em seu relacionamento, não fique com medo de nunca encontrar um cara melhor. Tenho certeza que muitas vezes seu namorado é uma cara maravilhoso, e eu sei que enfoquei demais nos lados negativos. Mas a razão porque fiz isso é porque eu também quero o que é melhor para você. Sua amiga também só quer o mesmo.

[1] Mensagem do Santo Padre na Jornada Mundial da Juventude, 22 de fevereiro de 2004.

Fonte: Pure Love Club: http://www.chastity.com/chastity/index.php?id=7&entryid=348

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.