segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Devo entrar em um relacionamento à distância?

"Bom dia! Gostaria de saber se há algum material no site que fale sobre namoro a distância."

Atendendo à pergunta enviada por um leitor, vamos disponibilizar três artigos sobre o tema, um sobre o início do relacionamento à distância, outro sobre como manter um relacionamento assim, e outro sobre o período - se tudo der certo - do estabelecimento de um casal nessas condições. Todos os artigos são de Anthony Buono. É bom dizer que o autor fala a partir da perspectiva de seus sites de relacionamento. O leitor, diante de outras situações específicas, poderá tirar do texto as reflexões que forem cabíveis.

__________________

Devo entrar em um relacionamento à distância?

Caro Anthony,

Estou me correspondendo com um homem que vive em lugar bem distante de mim. Eu sei de muitas histórias de sucesso envolvendo relacionamentos à distância, mas tenho medo que essa longa distância seja uma barreira durante o desenvolvimento do relacionamento. Existe algum segredo para fazer um relacionamento assim dar certo?


Fico feliz que tenha escrito com essa boa pergunta enquanto as coisas ainda estão no início. Deixe-me primeiramente dizer que os relacionamentos à distância podem funcionar, sim. Temos casais que eram de diferentes estados e casais de diferentes países. Então, obviamente que pode funcionar. Entretanto, também pode ser uma perda de tempo se corresponder com alguém que mora muito longe quando um dos dois (ou os dois) não está sendo sério em suprir as necessidades que um relacionamento assim requer, incluindo a falta  de “abertura” para fazer um relacionamento de longa distância dar certo.

Então eu sempre aconselho as pessoas que estão pensando em alguém de outro estado, e especialmente de outro país, a ter a certeza de que estão realmente abertos a encontrar esse alguém pessoalmente. Realmente se resume a isso. E se ambos estão abertos à possibilidade um encontro “face-a-face”, havendo um sentimento de que o relacionamento tem potencial, então continuem se escrevendo, e vejam onde o relacionamento vai dar. Mas você precisa descobrir isso logo, tanto com relação a você quanto com relação à outra pessoa. A questão para a outra pessoa é essa: “Antes de irmos mais longe, você realmente está disposto a fazer os sacrifícios necessários para nos encontrarmos pessoalmente em um futuro bem próximo, caso nossa correspondência evolua para um interesse maior?” Se a pessoa disser: “Bem, eu não sei”, então é mais prudente terminar a correspondência agora. E essa pessoa precisa saber que não é justo escrever para alguém sem estar aberto a conhecê-la pessoalmente.

Fui contatado por uma pessoa que estava se correspondendo com uma mulher de outro país. Eles estavam se correspondendo há nove meses, e ele se perguntava se conseguiria encontrar um jeito de ir vê-la pessoalmente, e não estava certo como ele poderia arcar com os custos para fazê-lo. Eu falei para ele imediatamente que, em primeiro lugar, não era certo da parte dele entrar ter entrado em contato com ela se ele não sabia se poderia realmente voar para encontrá-la em pessoa dentro do prazo de dois meses depois do início das correspondências. Você não pode ficar trocando cartas tanto tempo assim. Faz ambos perderem tempo.

Especialmente os homens precisam entender isso. São eles que precisam fazer a primeira viagem para o encontro pessoal. São eles que devem gastar o dinheiro nesse primeiro encontro pessoal (normalmente eles viajam no final de semana e se encontram várias vezes com a pessoa nesses dias). Portanto, ele deve logo “saber” se está disposto a dar esse passo com alguém de outro estado ou de outro país ANTES mesmo de sequer começar a escrever para a mulher.

Já que você é a mulher nesse potencial relacionamento que começou para você, seria bastante prudente de sua parte perguntar, de algum modo, se ele está preparado para viajar e lhe conhecer, e se ele não estiver certo de que poderá vir e encontrá-la em pessoa dentro do prazo de poucos meses, seria melhor que ele não entrasse mais em contato com você.

Essa decisão pode ser muito difícil de tomar, porque é agradável ter alguém interessado com quem se corresponder. Mas, acredite em mim, há muitos homens que não querem ir além de uma troca de cartas ou de telefonemas. Vocês não podem perder o tempo de vocês. Um não pode fazer o outro perder tempo. Além de ser injusto da parte de qualquer homem escrever para alguém quando não se está preparado para encontrar com a pessoa no prazo de uns dois meses.

Se você não se sente confortável em trazer esse assunto diretamente, então aceite que um relacionamento de longa distância pode funcionar, mas teste esse relacionamento tendo certeza de não passar de dois meses de contatos iniciais à distância. Se ele não se manifestar no sentido de vir encontrar com você pessoalmente dentro desses dois meses iniciais, você precisa trazer o assunto à tona diretamente, e obter uma resposta sobre sua disposição para um encontro pessoal, ou então deve simplesmente se afastar e seguir em frente. Mas saiba que um relacionamento à longa distância pode funcionar, quando ambos estão abertos a fazê-lo funcionar, não importando os sacrifícios necessários. Esse é um grande teste de amor, e o amor é fortalecido através da perseverança em meio às dificuldades.

 ___________________
Anthony Buono, casado e pai de sete filhos, mora na Virginia, EUA. Ele é o fundador e presidente de http://www.avemariasingles.com (em português: http://www.solteirosdoavemaria.com/) e de http://www.roadtocana.com. Ele também tem um blog, http://www.6stonejars.com que dá conselhos aos católicos sobre namoro, noivado e casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.