quinta-feira, 30 de abril de 2009

Meu namorado é possessivo. O que eu faço?

Por Jason Evert

Meu namorado é realmente possessivo, e ele é muito severo comigo, mesmo se for somente sair com minhas amigas. No começo parecia legal porque ele se preocupava comigo, mas agora está ficando irritante. Eu quero mudar, mas não quero confrontá-lo porque não quero que ele fique com raiva. O que devo fazer?

Eu tenho uma impressão que há algo que você tem mais medo que a raiva dele, e é medo que ele te rejeite. Assim como um rapaz pode usar a culpa ou a raiva para controlar uma garota, ela por sua vez pode se fazer de vítima passiva para segurá-lo consigo. Mas em nenhum dos dois casos há verdadeiro amor, nenhum dos dois está recebendo ou dando verdadeiro amor. Mas agora vem a grande questão: porque você se prende em um relacionamento que não é saudável? Essa é a pergunta que você tem que pensar e responder.

Muitas garotas (e rapazes) entram em relacionamentos antes de saber seus padrões e limites. Então, quando estão no meio de uma situação ruim, ficam sem saber como lidar com tudo. Então, é hora de reavaliar as coisas.

O que eu queria que você fizesse era olhar na Bíblia em 1 Coríntios 13. Ali temos a maior explicação do que é o amor. Lá São Paulo diz: “O amor é paciente, é bondoso. Não tem inveja, não se ensoberbece, não sente raiva, não é rude, não procura seus próprios interesses, não se irrita, não se alegra com a injustiça nem com o mal, mas se regozija com a verdade. O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará”

Agora, eu quero que você leia de novo esses versos, mas substituindo a palavra “amor” pelo nome do seu namorado. “____ é paciente, _____ é bondoso, _______ não tem ciúmes, etc”. Se isso soar totalmente estranho, então é um sinal de que você merece algo melhor. Essa lista do amor não é um ideal utópico. É um padrão para as garotas que sabem o que vale seus corpos e suas almas.

Com certeza, é difícil estar com uma pessoa que tem certo temperamento forte, mas eu quero que você imagine o quanto é mais difícil se casar com essa pessoa e ser escravo dessa pessoa pelo resto da vida. Todo mundo em um relacionamento saudável sonha que seu parceiro venha a mudar e se tornar perfeito. Mas quero que imagine estando com ele como ele é agora. Essa é a realidade, e é insuportável. Além do mais, pergunte a si mesma: “Como poderei encontrar o rapaz dos meus sonhos se perco tanto tempo tentando consertar um outro alguem?”.

Então seja forte. As garotas se tornam decididas e firmes quando tomam decisões inteligentes em situações como a sua. Com isso você verá que Deus é capaz de usar os seus erros para moldar seus padrões. Imagino que, com esse relacionamento, Deus vai fortalecer sua vontade e seu auto-respeito para que em um futuro relacionamento você não mais tolere esses comportamentos em um rapaz. Você saberá que esse tipo de possessividade não é um sinal de seu carinho, mas de sua insegurança.

Enquanto isso, leia de novo 1 Coríntios 13, e tente substituir “amor” nesse trecho pelo seu próprio nome.
___________________________

Traduzido do site Pure Love Club

Link: http://www.chastity.com/chastity/index.php?id=7&entryid=294

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.