sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Como ser puro?

Por Bob Gresh

Muitas vezes algumas pessoas –inclusive de Igreja – lidam com o sexo como se ele não existisse. Todo cara pensa sobre sexo e tem suas questões, mas quem está falando sobre sexo? Alguns de nós podemos ter profundas feridas por causa do sexo desregrado, mas quem está se preocupando em sarar essas feridas com a graça de Deus?

Eu quero falar francamente sobre sexo com você. Sem papo-furado. Vamos falar de coisas reais. Eu não vou deixar você ficar aí sentado lutando sozinho com suas tentações sexuais. Leia a próxima frase algumas vezes até você acreditar nela:

Você não está sozinho

Se você está lutando contra a luxúria, ou está apenas muito curioso com relação a sexo, você não está sozinho. A maioria das pessoas pensa em sexo. Você já se viu surfando na Internet, e vendo coisas que não devia? Infelizmente, muitos rapazes fazem isso. “Sexo” é a palavra mais freqüente no Google. Você está tendo relações sexuais com garotas da sua idade? Você também não é o único.

Só não deixe que essas informações sejam uma desculpa para seu pecado, isso pode ter efeitos indesejáveis e de longa duração. Saiba que também existem muitas pessoas que chegam aos 18 anos virgens. Se você é um deles, não fique se achando a última pessoa virgem do mundo – nesse caso você também não está sozinho.

Há uma batalha entre amor e luxúria em nossos corações. O inimigo de Deus alimenta o monstro da luxúria através da solidão. Em pouco tempo, o pecado e a vergonha podem nos afastar da família, dos amigos e de Deus. Aconteceu comigo.

Se você entender que não está sozinho, você terá a coragem de buscar ajuda. A confissão é o lugar da cura. O outro pode te ajudar a ver o perdão de Deus. Não se engane, só Deus perdoa, você precisa do sacramento da confissão, mas podemos também pedir ajuda a alguém mais sábio e mais velho, que seja de confiança. Agora, sabendo que você não está sozinho, é hora de esclarecer algumas coisas.

Muitos jovens cristãos não entendem a sexualidade e o sexo – e acabam usando de maneira errada esse fantástico dom de Deus. Alguns jovens dizem: “Por que esperar?”. O mundo nos diz: “Vai ser bom, não podemos perder”. Ou então: “Todo mundo está fazendo, porque não?”. Estamos rodeados por essas mensagens. Às vezes é difícil encontrar um bom motivo para esperar.

Vamos nos aprofundar. Qual a definição de sexo, de acordo com a Palavra de Deus?
Há tanta coisa que distorce essa verdade, que alguém pode se confundir. Mas vamos pedir que Deus nos dê sabedoria para entender.

Uma aliança com Deus

Para entender o sexo, você deve entender o conceito de aliança. Você sabe o que é uma aliança? Não é um contrato, nem um acordo. Sempre que Deus faz algo significante na Bíblia, faz através de uma aliança, em que nós recebemos as bênçãos e a graça de Deus. O sexo também é uma aliança. Se o utilizarmos de acordo com o plano de Deus, receberemos graças específicas:

Dom nº 1: A sexualidade é uma realidade espiritual que aumenta a intimidade.

O sexo não é só físico. É muito emocional, muito espiritual. Quando duas pessoas que nunca tiveram sexo entram na aliança do casamento... ninguém pode ir mais além. Nenhuma pessoa pode conhecer outra tão bem, não apenas fisicamente, mas emocionalmente e espiritualmente. O resultado é uma intimidade que vai muito além do físico.

Efésios 5, 31-32 diz, “Por essa razão um homem deixa seu pai e sua mãe e se une à sua esposa, e os dois se tornam uma só carne. Isso é um profundo mistério – e estou falando de Cristo e de sua Igreja”.

Uau! Em uma hora São Paulo está falando sobre sexo, e no momento seguinte sobre o grande mistério entre Cristo e a Igreja? Sim!

A intimidade do sexo é tão intensa que é comparada com o inefável amor de Cristo pela sua Igreja. Isso é significante. Veja, para cada verdade espiritual, a Palavra de Deus nos dá um exemplo físico na terra. Adivinhe! O sexo é o maior exemplo físico do intenso amor de Cristo por nós!

Que motivação satanás tem para distorcer essa verdade na sua vida! Como o inimigo de Deus quer distorcer o sexo para que você não possa compreender o amor que Cristo tem por você! Como ele deseja arruinar esse presente, esse dom para você. Não deixe que ele faça isso. Seja forte. Proteja a verdade.

Você deve estar dizendo, Ok, toda essa história celestial é verdade, abre os nossos olhos, e é um pouco motivante, mas eu tenho que viver com esses desejos físicos aqui na terra. Espere aí. Deus tem tudo sob controle.

Dom nº 2 – A sexualidade traz a vida

Gênesis 1, 28 traz um primeiro mandamento para a frutuosidade... fazer bebês! Imagine, Deus não somente permite e cria o sexo, Ele manda que os casados tenham sexo. Uau! Essa é a primeira bênção da sexualidade que a Escritura traz.

O incrível dom da criação é a coisa mais próxima de um ato divino que podemos fazer. Certamente, tem sido feito fora do casamento muitas vezes. Mas o dom é tão grande, que merece ser resguardado. Se esperamos para fazer sexo no casamento, então os bebês serão uma grande celebração à vida. Estamos querendo dizer que é para ter quinhentos filhos? Não. Mas também não é para usar o anticoncepcional, pois ele aniquila o dom gratuito de um para o outro. Com ele deixamos de ser sinal do amor frutuoso de Cristo, e passamos a ser objetos que só existem para o prazer egoísta do outro. Você receberia a Eucaristia dentro de um pedaço de borracha, para evitar que ela venha trazer vida para você? Acho que não. O que fazer, então? Existe o planejamento familiar natural, ou seja, a abstinência periódica, ou regulação natural da procriação. É tão seguro quanto a pílula, e não precisa alterar o corpo da mulher.

Dom nº 3 – A sexualidade é prazerosa

É por causa disso que é tão difícil esperar, pois temos a idéia de como pode ser bom e fantástico. Mas se o sexo é tão fantástico, porque parece que Deus o afasta de nós?

No livro de Deteronômio, Deus diz basicamente que Ele sabe que vamos estranhar essas orientações dele, então Ele diz que a finalidade delas é nos fazer “prosperar”. Ele não pede que esperemos e que não façamos sexo antes da hora certa só para nos torturar. Ele sabe que se nós esperarmos, será muito mais fantástico.

A sociologia prova isso hoje em dia. No estudo denominado “Sex in America”, os autores concluíram que “foram os pares casados que reportaram maior satisfação emocional e corporal”. A mesma pesquisa concluiu que os menos satisfeitos eram os que não estavam casados – os grupos que todo mundo pensava estar se “dando bem”.

O desejo que Deus tem que você seja puro não quer dizer que você não pode ter sexo. Quer dizer que é melhor você esperar para a hora certa. E com o sentimento certo, vendo ali a glória de Deus, não um objeto. Então o amor será livre, total, frutuoso e fiel. Não pode ser melhor do que isso.

Fonte: Pure Freedom

Adaptado do artigo: "The Truth About Sex - How's a Guy Supposed to be Sexually Pure?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.