sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pesquisa da MTV reflete ideais pró-família

No que se refere a família, fé e sexualidade, os adolescentes estão no caminho certo

Em 21 agosto 2007
Da reportagem de Focus on the Family Action Inc.

***

Uma surpreendente pesquisa surgida de uma fonte inesperada confirma o que grupos defensores da família vêm dizendo há tempos sobre o comportamento adolescente, e revela que eles estão no caminho certo quanto a seus modelos, sua família e a sexualidade. Isso realmente é uma notícia boa. A pesquisa da MTV / Associated Press mostra que é o tempo gasto com a família que realmente importa para os jovens. Quatro áreas da pesquisa mostraram-se favoráveis aos defensores da família.

Laços familiares

O que faz você mais feliz? Se você tem entre 13 e 24 anos, provavelmente vai responder o mesmo que Caroline Friend, de 13 anos. “Bem, eu adoro ficar com minha família e gastar tempo com ela”. Vinte por cento (20%) dos jovens entrevistados pela MTV concordaram com ela, fazendo dessa resposta a mais freqüente. Setenta e três por cento (73%) dos jovens mostraram alguma felicidade ou muita felicidade com seu relacionamento com os pais.

Heróis bem-vindos

A felicidade só vem quando os jovens têm alguém em quem se espelhar. Os heróis aparecem em muitos tamanhos e modelos. Mas a pesquisa da MTV mostrou que para quase metade dos jovens os pais são os principais heróis. Dr. George Wiedmaier, do “Focus on the Family”, disse haver uma razão para isso: “Nossos pais é que estão ali na mesa do jantar prontos para discutir os momentos difíceis da vida. E nossos jovens reconhecem isso, e na medida em que vão crescendo passam a reconhecer isso mais e mais”. Vincent DiCaro, da “National Fatherhood Initiative” disse que um amplo número de pesquisas confirma esse resultado. “Pesquisas, por exemplo, sobre gravidez na adolescência, mostram que a influência número um na decisão de um adolescente de ter relação sexual são os pais”.

A fé como fator

Quase metade dos adolescentes pesquisados disseram que a fé é um fator muito importante em suas vidas. E quase um terço deles pertence a alguma igreja ou grupo religioso. Os jovens parecem querer sustento para suas almas.

Sexo é sinônimo de infelicidade

O que impede os jovens de sorrir? De acordo com a pesquisa, a resposta é sexo. Os adolescentes hoje são bombardeados com mensagens de propaganda a favor do sexo livre, vindas dos colegas, da escola e da mídia. Mas de acordo com o estudo os jovens sabem que estão sendo iludidos por essas mensagens, e estão insatisfeitos com o sexo antes do casamento. Melissa Nickle, do “Project Reality” diz que os resultados são lógicos, e encorajadores. “Os jovens atualmente dizem que querem receber uma mensagem de abstinência, e muitas vezes essa mensagem não chega a eles. Sabemos que adolescentes sexualmente ativos são mais propensos a sofrer depressão. Logicamente, faz sentido que as pessoas estejam reconhecendo que quem escolhe permanecer abstinente até o casamento é mais feliz”. A depressão e insatisfação surgem porque os jovens simplesmente não estão emocionalmente maduros para lidar com a atividade sexual.

Surpresa

“É realmente surpreendente que essa pesquisa traga resultados que vão contra os valores culturais que a MTV prega para os jovens”, diz o Dr. Bill Maier, psicólogo da “Focus on the Family”. Talvez o discurso da MTV é que os jovens só se preocupam com prazer e com bens materiais, e não estão preocupados com casamento ou compromissos, e rejeitam os valores de seus pais. Essa pesquisa mostra exatamente o contrário. “Surpreende-me que a MTV tenha permitido a divulgação dos resultados dessa pesquisa, porque ela realmente contradiz tudo o que a MTV é”.

Uma imensa maioria (87%) espera se casar no futuro, e 61% deles querem permanecer casados com a mesma pessoa a vida toda. Quase 80% deles querem ter filhos. E a cultura da MTV vai contra esses sonhos? “Sem dúvida”, diz Maier. “Sabemos, por exemplo, que as garotas que são promíscuas (mantém atividade sexual com várias pessoas) são muito mais propensas a serem depressivas e suicidas. Sabemos que jovens que moram juntos, que coabitam ou possuem uma variedade de parceiros têm menor probabilidade de ter um casamento bem sucedido”.

“Os jovens fariam bem em não ligar mais para o que a MTV diz”, segundo Maier. “Senão estariam indo contra o próprio sucesso, a longo prazo”.

Você pode ler a pesquisa completa da MTV americana aqui: http://www.mtv.com/thinkmtv/research/

(NOTA: A referência a este site tem objetivo puramente informativo, e não necessariamente significa concordância deste blog com o conteúdo do site citado.)
_________________________________________________________

Trechos extraídos e traduzidos das reportangens de “Citizen Link”:
http://www.citizenlink.org/CLtopstories/A000005317.cfm
http://www.citizenlink.org/CLtopstories/A000005307.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.